Diário Digital Castelo Branco - Politécnico de Castelo Branco promoveu reunião de investigadores e Seminário Internacional do Projeto Move_Aged Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Politécnico de Castelo Branco promoveu reunião de investigadores e Seminário Internacional do Projeto Move_Aged

Investigadores da Unidade de Investigação do IPCB “Age.comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais” e da Universidade de Navarra, reuniram, a 13 de novembro, nas instalações da Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) a fim de efetuar o balanço do trabalho desenvolvido.

  • Educação
  • Publicado: 2019-11-19 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Investigadores da Unidade de Investigação do IPCB “Age.comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais” e da Universidade de Navarra, reuniram, a 13 de novembro, nas instalações da Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) a fim de efetuar o balanço do trabalho desenvolvido.

Nesta reunião, realizada no âmbito do Seminário Internacional do Projeto Move_Aged que se realizou a 14 de novembro, estiveram presentes os investigadores da Unidade de Investigação Age.comm do IPCB e da Universidade de Navarra, e também docentes da ESACB/IPCB, na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e docentes do Instituto Politécnico da Guarda, que também integram o projeto.

O coordenador do Projeto Move_Aged, professor Juan José Pons Izquierdo, da Universidade de Navarra, destacou que os objetivos estabelecidos pela equipa foram, nesta fase inicial, praticamente atingidos, pelo que o prazo determinado para a conclusão dos trabalhos, em final de dezembro, deverá ser cumprido.  A reunião serviu também para estabelecer a possibilidade da continuidade dos trabalhos a fim de produzir um conjunto de artigos científicos, para publicar em revistas internacionais nas áreas de conhecimento estudadas.

O Seminário Internacional do Projeto Move_Aged intitulado “Ser mayor y vivir en un barrio con barreras topográficas - Las infraestructuras de movilidad urbana vertical como elementos integradores e inclusivos de los ancianos” decorreu também nas instalações da ESACB/IPCB e teve como mote a apresentação pública do projeto Move_Aged e a divulgação de alguns resultados.

Este Seminário Internacional, organizado em 2 painéis, teve a participação do professor Miguel Padeiro da Universidade de Coimbra, especialista em mobilidade e envelhecimento e a sua dimensão territorial e a professora Carolina Vila-Chã do Instituto Politécnico da Guarda, especialista em Saúde dos Idosos - Atividade Física, ambos no primeiro painel subordinado ao tema “Envelhecimento e Mobilidade”.

O segundo painel “Autarquias, Mobilidade e Envelhecimento” contou com a presença do chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal da Covilhã que apresentou o futuro Plano de Mobilidade do concelho. Este Plano serviu de ponto de partida para uma discussão participada sobre as questões da mobilidade das pessoas idosas e sobre as potencialidades destas estruturas de mobilidade urbana.

No Seminário estiveram presentes cerca de 60 pessoas, em particular investigadores da área do envelhecimento, técnicos de autarquias das áreas da mobilidade e planeamento urbano e também estudantes.

Relembramos que o Projeto Move_Aged tem como principal objetivo avaliar o impacto das estruturas de mobilidade urbana vertical (rampas, elevadores, escadas rolantes situadas na via pública) na mobilidade, autonomia e participação social das pessoas idosas, particularmente nos bairros com elevados desníveis topográficos.

PUB

PUB

PUB

PUB