Diário Digital Castelo Branco - Fora do Lugar chega esta semana ao Concelho de Idanha-a-Nova Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fora do Lugar chega esta semana ao Concelho de Idanha-a-Nova

Um festival sem paralelo em Portugal, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas chega esta semana às terras raianas de Idanha. Durante três semanas, vai ocupar os espaços mais improváveis com concertos e outras atividades culturais, educativas e ambientais.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-11-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Um festival sem paralelo em Portugal, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas chega esta semana às terras raianas de Idanha. Durante três semanas, vai ocupar os espaços mais improváveis com concertos e outras atividades culturais, educativas e ambientais.

Entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro, Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO recebe um total de 28 atividades: concertos de músicos de nove países; workshops com os músicos convidados; um intenso programa educativo de música e corpo; a fabulosa gastronomia regional; caminhadas na natureza; cinema documental; fotografia; arte sonora e exposições.

A programação principal tem início no dia 22 de novembro, na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, com o projeto Alternative History – liderado pelo famoso tenor inglês John Potter (Hilliard Ensemble, etc...) –, que envolve músicos da Inglaterra, Suécia, Argentina e EUA. Imensamente inovador, este projeto conduz-nos a um universo paralelo, a uma imagem sonora de uma história alternativa com a música dos compositores renascentistas Dowland e Campion em diálogo com música escrita especialmente para o consort por músicos de rock como John Paul Jones (Led Zeppelin), Tony Banks (Genesis) ou Sting.

Um dia depois, chega das terras frias da Finlândia a espantosa Karoliina Kantelinen, uma das últimas representantes do canto tradicional carélico. No dia 23 de novembro, no Ladoeiro, Karoliina traz-nos o seu canto étnico a um espaço invulgar, que não poderia ser mais fora do lugar: um hangar agrícola em funcionamento, no meio de dióspiros e abóboras.

Na semana seguinte, a oitava edição do Fora do Lugar visita a pequena aldeia de Toulões, no dia 29 de novembro, e leva o virtuosismo do Ensemble Allettamento, de Mario Braña Gómez e Elsa Pidre Carballa, a uma viagem através da música dos séculos XVI e XVII. No sábado, 30 de novembro, é a vez dos Milo Ke Mandarini Quartet (Espanha, Grécia) trazerem música mediterrânea à Noite Cheia do Festival (com exposições, concertos, gastronomia e cinema documental), a partir das 20h30.

O último fim-de-semana começa com o Concerto Campestre (Portugal), a 6 de dezembro, em Segura, que faz uma festa à volta das danças, folias, chacones, passacailles e outros ostinatos inspirados nas Festas do Rei Sol, Louis XIV. O Fora do Lugar termina, no dia 7 de dezembro, novamente em Idanha-a-Velha, com a fabulosa cantora e tocadora de oud, Waed Bouhassoun (Síria), que descreve a sua música, muito ligada às suas raízes, como a expressão da sua própria identidade... Waed canta o amor pelo seu país, a Síria, e a nostalgia que sente pela sua terra natal e por Damasco, a cidade da sua juventude.

Resultado da parceria entre a Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio do Ministério da Cultura e da Direção Geral das Artes), o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é uma proposta inspirada no mundo rural, virada para o país, a Europa e o Mundo.

A entrada em todos os concertos é gratuita sujeita à lotação das salas. Nas restantes atividades é necessária inscrição prévia (também ela gratuita) através dos contactos do Festival.

O programa detalhado pode já ser consultado no site www.foradolugar.pt e na página do Facebook www.facebook.com/foradolugar

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB