Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Feira do Azeite e da Azeitona promove dinamismo económico no Concelho Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Feira do Azeite e da Azeitona promove dinamismo económico no Concelho

Um dos produtos endógenos com mais qualidade do concelho esteve em destaque em Malpica do Tejo, na Feira do Azeite e da Azeitona.

  • Economia
  • Publicado: 2019-11-05 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Um dos produtos endógenos com mais qualidade do concelho esteve em destaque em Malpica do Tejo, na Feira do Azeite e da Azeitona.

A 12ª edição do certame decorreu com o sabor e a gastronomia bem presentes e onde a cultura e a natureza também não faltaram, numa agenda preenchida e repleta de atividades durante três dias.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, afirma em comunicado, este é um certame de extrema importância para a promoção destes produtos endógenos, “sabemos que no nosso concelho e, sobretudo, em Malpica do Tejo, temos uma grande tradição em torno da azeitona”. O autarca albicastrense considera ainda que com o certame “homenageamos a cultura da nossa azeitona, cada vez mais procurada, e, ao mesmo tempo, promovemos o nosso azeite, que é de excelente qualidade.”

Entre arruadas, animação de rua e concertos, foram mais de 15 as performances artísticas e musicais, com bombos, concertinas, cavaquinhos, filarmónicas e bandas, com destaque para o Iº Encontro de Cantadeiras, que reuniu 4 grupos de cantares provenientes da Beira Baixa e do Alentejo. O passeio pedestre reuniu vários participantes que puderam descobrir um pouco mais sobre a “Rota dos Olivais”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, Jorge Diogo, refere na nota de imprensa que 2018 foi um ano mais fraco para a azeitona, “entraram na cooperativa entre 450 a 550 toneladas, essencialmente, de produtores privados e pequenos proprietários” sendo que em 2019 “esperamos ultrapassar essa quantidade.”

A Feira do Azeite e da Azeitona permitiu dinamizar a economia local, conferindo visibilidade ao concelho e a Malpica do Tejo, destacando-se como um importante polo na produção de azeitona e de azeite.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em conjunto com as juntas de freguesia, com um programa de eventos setoriais que promovem o dinamismo económico do Concelho.

PUB

PUB

PUB

PUB