CDU de Castelo Branco manifesta-se sobre incêndio no concelho da Sertã

Os fogos florestais trouxeram novamente a tragédia ao Distrito, atingindo com particular violência, o concelho da Sertã. Populações atingidas, milhares de hectares ardidos, explorações agrícolas destruídas, actividades económicas afectadas, dão expressão a mais este dramático acontecimento.

  • Região
  • Publicado: 2019-09-14 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Os fogos florestais trouxeram novamente a tragédia ao Distrito, atingindo com particular violência, o concelho da Sertã. "Populações atingidas, milhares de hectares ardidos, explorações agrícolas destruídas, actividades económicas afectadas, dão expressão a mais este dramático acontecimento." Afirma em nota de imprensa o CDU de Castelo Branco. 

Às populações afectadas, a CDU manifesta a sua mais profunda solidariedade. Aos que, em todas as áreas da protecção civil, designadamente aos bombeiros, em especial aos que sofreram ferimentos, e às forças de segurança, que intervieram e intervêm para minimizar danos e prejuízos, a Coligação transmite o mais profundo reconhecimento.

É diz que é necessário, de imediato, assegurar desde já todos os procedimentos de emergência e de mobilizar apoios no sentido de auxiliar as vítimas, recuperar o ecossistema florestal e o potencial económico perdidos, de repor infraestruturas e equipamentos atingidos.

Mas como é uma vez mais evidente, o caldo de cultura que favorecem estes acontecimentos são as condições da Floresta, em que avulta a ausência de ordenamento agravada pela quase total ausência de prevenção estrutural, o abandono e a desertificação do território, a insuficiência de meios técnicos, financeiros e humanos para implementar a legislação existente.

A CDU reafirma que o problema dos incêndios florestais só pode ser resolvido com uma efectiva política de ordenamento florestal, contrariando as extensas monoculturas, de limpeza da floresta, de plantação de novas áreas de floresta tradicional, combatendo a hegemonia do eucalipto, de abertura de caminhos rurais e aceiros, de valorização da agricultura e da pastorícia, de ocupação do espaço rural, propostas há muito defendidas pela CDU.

 

É necessário e urgente outra política agrícola, outra política florestal, e a definição da defesa da floresta portuguesa como prioridade da acção política, medidas pelas quais a CDU não se cansará de levantar a voz e de lutar pela sua implementação.

PUB

PUB

PUB

PUB