Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova recebe fórum internacional dedicado à sustentabilidade alimentar Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova recebe fórum internacional dedicado à sustentabilidade alimentar

Idanha-a-Nova recebe, de quarta-feira a domingo, o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), iniciativa integrada na Feira Raiana e na qual estará o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Graziano da Silva.

  • Região
  • Publicado: 2019-07-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Idanha-a-Nova recebe, de quarta-feira a domingo, o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), iniciativa integrada na Feira Raiana e na qual estará o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Graziano da Silva.

"Há uma década, provavelmente, a maioria dos países, incluindo os africanos, centrava a sua preocupação em produzir maior quantidade de alimentos. Hoje, já há a preocupação em relação à qualidade desses alimentos e também na proteção dos recursos naturais. Falamos da água, do solo e sua fertilidade, da floresta e da biodiversidade", explicou à agência Lusa Francisco Sarmento, chefe do escritório da FAO em Portugal.

O objetivo do FISAS é produzir conhecimento e recomendações políticas para a construção de uma abordagem coordenada para a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis no quadro da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Década da Agricultura Familiar e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Integrado na 23.ª edição da Feira Raiana, que decorre em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, entre quarta-feira e domingo, o FISAS inclui um conjunto de eventos, como o Seminário Internacional Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, o Congresso Internacional das Biorregiões, o Fórum Mundial de Inovação Rural e a Oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar.

Francisco Sarmento sublinha que, para haver sistemas alimentares mais sustentáveis e face à urgência em os obter, é necessário promover ativamente a agricultura familiar e modos de produção de alimentos mais sustentáveis.

"Isto implica preservar a biodiversidade, a cultura alimentar tradicional e, com isto, ter dietas mais sustentáveis. Importa, por estas razões, materializar com a maior urgência um conjunto de acordos que visam este objetivo", frisou.

Este responsável realça que atualmente há uma "grande consciência" sobre estas necessidades e adianta que é neste contexto que vai decorrer o fórum internacional em Idanha-a-Nova.

"O sistema alimentar atual gera um maior número de pessoas doentes devido à epidemia da obesidade. O número de obesos já é superior ao número de pessoas subnutridas. A obesidade é um problema à escala do planeta e não só dos países mais ricos", sustenta.

Francisco Sarmento entende que faz todo o sentido fazer este fórum num território como Idanha-a-Nova, que luta contra a desertificação populacional, tenta fixar jovens na agricultura e tem projetos para a promoção da agricultura biológica.

"Faz todo o sentido fazê-lo [FISAS] em Idanha-a-Nova que tem, acima de tudo, um ativo muito importante, a vontade política", concluiu.

O FISAS é uma coorganização de várias entidades, entre as quais o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o Secretariado Executivo da CPLP, o Município de Idanha-a-Nova, a ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, o Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MSC-CONSAN - CPLP) e a Rede Internacional das Biorregiões.

Tem ainda o apoio internacional da FAO e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

PUB

PUB

PUB

PUB