Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: CATAA conclui projeto Transfer2Agro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: CATAA conclui projeto Transfer2Agro

Decorreu, no passado dia 24 de junho, a sessão de encerramento do projeto Transfer2agro, Reforçar a Competitividade das Pequenas Médias Empresas, desenvolvido pelo CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco.

  • Economia
  • Publicado: 2019-06-28 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Decorreu, no passado dia 24 de junho, a sessão de encerramento do projeto Transfer2agro, Reforçar a Competitividade das Pequenas Médias Empresas, desenvolvido pelo CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco.

Segundo informação a que o DDCB teve acesso, a sessão, na qual estiveram presentes 35 pessoas, teve lugar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e contou com a apresentação de diversos temas como “Técnicas de desidratação de alimentos”, “O desperdício alimentar e técnicas de conservação da fruta”, “Resultados do projeto Transfer2agro” e “Empresa GUUD - caso de sucesso”. A sessão terminou em forma de debate com várias questões colocadas aos oradores. Destacam-se as questões relativas aos custos associados ao processo de desidratação e as vantagens da aplicação desta técnica.

O projeto teve por âmbito a valorização de produtos hortofrutícolas, procurando aumentar a sua rentabilidade e o seu potencial nos mercados com maior poder de compra através do processo de desidratação, sem a adição de conservantes.

O balanço do projeto foi positivo e entre ameixas, batata-doce, cerejas, diospiros, figos-da-índia, nectarinas, pêssegos e tomates desidratados foram várias as atividades realizadas na promoção e divulgação do projeto. Foram realizadas 10 sessões de demonstração de I&D associadas à desidratação de produtos, efetuadas na Região Centro e destinadas a empreendedores, produtores e associações que contaram com a presença de cerca de 130 pessoas, 12 sessões de análise sensorial, para teste de degustação dos produtos nas várias fases de desidratação, e a participação em 6 certames regionais.

Para além destas atividades, o CATAA desenvolveu 6 guias técnicos e 6 vídeos de demonstração do processo de desidratação, para os vários produtos. Esta informação pode ser vista na página Web do projeto a que todos os interessados podem ter acesso. A técnica de desidratação permite, para além de um maior escoamento dos excedentes de produção associados à sazonalidade, um maior aproveitamento de produtos com calibre reduzido e com pouca aceitação no mercado, quando em frescos. Os produtos desidratados apresentam ainda uma maior concentração de nutrientes.

O Projeto Transfer2agro é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do FEDER.

PUB

PUB

PUB

PUB