Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 4 de novembro de 2011

Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco suspende encerramento de três extensões de saúde em Avis

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

 O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco suspendeu o encerramento de três extensões de saúde no concelho de Avis (Portalegre), na sequência de uma providência cautelar interposta pelo município, anunciou hoje o autarca de Avis.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco suspendeu o encerramento de três extensões de saúde no concelho de Avis (Portalegre), na sequência de uma providência cautelar interposta pelo município, anunciou hoje o autarca de Avis.

“Enquanto decorrer o processo em tribunal, o encerramento das extensões de Alcórrego, Maranhão e Valongo foi suspenso”, disse o presidente do município de Avis, Manuel Coelho, em declarações à agência Lusa.

“Para já temos meia vitória”, acrescentou o autarca.

Manuel Coelho adiantou ainda que o município de Avis interpôs uma outra providência cautelar a contestar a redução de horários no centro de saúde local, mas o tribunal “indeferiu” esse processo.

“Não houve acolhimento por parte do tribunal”, disse.

De acordo com Manuel Coelho, a partir do momento em que seja notificada pelo tribunal, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) terá que “garantir o funcionamento normal das extensões de saúde”.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, explicou que aquela entidade, “quando for notificada pelo tribunal, elaborará a sua defesa”.

A ULSNA decretou o encerramento de 13 extensões de saúde no distrito de Portalegre, medida que entrou em vigor na terça-feira.

De acordo com uma circular emitida pela ULSNA, o concelho de Nisa é o mais afetado, ao ver fechar portas cinco extensões de Saúde, logo de seguida surgia Avis e Marvão, ambas perdiam três extensões.

Nos concelhos do Crato e de Campo Maior fechou uma extensão de Saúde, em cada um deles.

Outra das medidas tomadas e em vigor desde terça-feira foi a redução do horário de funcionamento (menos uma hora diária) de 10 centros de Saúde do distrito de Portalegre, por estarem inseridos em zonas com menos de sete mil utentes.

Esta medida abrange os centros de saúde de Castelo de Vide, Marvão, Alter do Chão, Crato, Gavião, Avis, Fronteira, Sousel, Arronches e Monforte.

Os centros de Saúde abrangidos pela medida vão passar a funcionar entre as 08:00 e as 18:00 ou das 09:00 às 19:00, nos dias úteis, e das 09:00 às 13:00 aos sábados, domingos e feriados e de forma intercalada nesses mesmos dias.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!