Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 5 de janeiro de 2018

Região Centro foi a que mais cresceu em termos turísticos a nível nacional

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A secretária de Estado do Turismo disse que o Centro foi a região que em termos turísticos mais cresceu no país, com 20% ao nível das dormidas e 35% em termos de proveitos turísticos.

A secretária de Estado do Turismo disse que o Centro foi a região que em termos turísticos mais cresceu no país, com 20% ao nível das dormidas e 35% em termos de proveitos turísticos.

"Os resultados da região Centro, os últimos números que nós tivemos do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para a região que mais cresce em termos percentuais, a crescer entre 19 a 20% em termos de dormidas e de hóspedes e 35% em termos de proveitos turísticos", afirmou Ana Mendes Godinho, na aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

A governante, que falava à margem da sessão de apresentação dos projetos e assinatura de contratos no âmbito do programa Valorizar, que visa dinamizar o turismo no interior do país, sublinhou que o crescimento turístico verificado na região Centro é muito importante, sobretudo, numa fase de pós-incêndios que a afetaram em 2017.

"Foram feitas várias campanhas de promoção especificas para a região Centro, no período pós-incêndios. Os números são positivos. Há muito a fazer e também realço a importância destes projetos que estamos a apresentar [programa Valorizar] que permitem criar mais produto turístico ao longo de todo o ano. É importante ter cada vez mais oferta ao longo de todo o ano para atrair mais mercados", frisou.

Ana Mendes Godinho sublinhou a necessidade de inovar e de melhorar as acessibilidades e a mobilidade entre as próprias aldeias históricas de Portugal.

"Temos que garantir que continuamos na inovação dos produtos e também com o sistema de mobilidade entre as próprias aldeias históricas. No caso concreto de Monsanto, este projeto apoiado pelo Valorizar inclui a sinalética e gestão inteligente do tráfego para facilitar o trânsito dentro da própria aldeia", disse.

Já em relação ao programa Valorizar criado há um ano, explicou que tem 232 projetos aprovados atualmente, num valor global de 55 milhões de euros de investimento e de 37 milhões de incentivo.

"Isto demonstra que havia coisas a acontecer. É só dar oportunidade ao que o território está a gerar", concluiu.

A governante realçou ainda que as receitas turísticas cresceram, nos últimos dois anos, 20% e foram criados 60 mil postos de trabalho.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!