Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de agosto de 2017

Castelo Branco: Conselho Distrital da JSD aprova propostas do IV Congresso

Por: Diario Digital Castelo Branco

Proença-a-Nova acolheu, na passada sexta-feira, dia 4 de agosto, a primeira reunião do órgão máximo dos jovens sociais democratas, tratando-se do primeiro Conselho Distrital da JSD Castelo Branco do mandato 2017-2019.

Proença-a-Nova acolheu, na passada sexta-feira, dia 4 de agosto, a primeira reunião do órgão máximo dos jovens sociais democratas, tratando-se do primeiro Conselho Distrital da JSD Castelo Branco do mandato 2017-2019.

Além do habitual período de informações e prestação de contas pelos primeiros dois meses de mandato, a Comissão Política Distrital pronunciou-se sobre as moções setoriais aprovadas no IV Congresso desta estrutura.

Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a moção “Saúde em Territórios de Baixa Densidade”, apresentada pela JSD Sertã, mereceu indicação de aprofundamento e alargamento do âmbito territorial para possível apresentação no próximo Congresso Nacional da jota; a Moção “AJ”, que aborda a necessidade de formação específica aos dirigentes de associações juvenis, submetida pela JSD Fundão, será encaminhada para todas as Concelhias do distrito, para, caso desejem, as possam apresentar como proposta aos respetivos executivos camarários, quer através dos Conselhos Municipais de Juventude, quer em carta dirigida ao edil; e, por último, a moção “A Floresta – Pinhal Interior Sul”, subscrita pelas Concelhias da JSD de Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei, será integrada no Projeto Político que a JSD Distrital Castelo Branco lançará nos próximos dias e que englobará todo o mandato.

A assembleia magna viu ainda serem apresentadas as propostas do órgão executivo no que toca à delegação de competências e ao Regulamento Interno Distrital, que foram merecedoras de aprovação por unanimidade e aclamação. Houve ainda oportunidade para apreciar o Plano Orçamental para o semestre e o Plano de Comunicação que guiará a equipa durante os próximos dois anos.

Por último, foram analisadas as temáticas conjunturais da política nacional e regional. Os dirigentes juvenis debruçaram-se, em particular, na problemática dos incêndios que afetaram aquela região e já 80% dos municípios do distrito, na estratégia governamental de controlo da despesa através de cativações, na dívida pública do país e nas políticas de juventude – com especial relevo para a falha no cumprimento da promessa do Secretário de Estado da Juventude e Desporto em divulgar o relatório produzido pelo grupo de trabalho para a revisão da lei do associativismo jovem até julho do presente ano – e, por fim, no papel dos jovens nas eleições autárquicas.

A JSD Distrital de Castelo Branco pretende “continuar a trilhar o caminho já reconhecido de acompanhamento dos jovens da região, bem como da apresentação de propostas exequíveis e devidamente fundamentadas para o futuro da Beira Baixa”. Lê-se no mesmo comunicado.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!