Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município do Fundão, em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Novo, organiza de 20 a 30 de julho, o Festival de Castelo Novo.
O Município do Fundão, em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Novo, organiza de 20 a 30 de julho, o Festival de Castelo Novo.
Na edição deste ano irão realizar-se diversos eventos que abarcam atividades turísticas, espetáculos de teatro, pelas companhias ESTE – Estação Teatral e Teatro Figura / Ensemble Chiaroscuro, campo de férias e concertos, dos quais se destacam Ensemble Calisto, Adam Woolf e Consort de Alpreade, Raquel Andueza e Jesus Fernández Baena, assim como Filipe Quaresma.
Pela primeira vez, surgem atividades direcionadas especificamente para a formação musical. No Campo de Verão de Castelo Novo serão realizadas três iniciativas: Curso de Iniciação à Música Antiga, orientado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras; um Estágio Consort de Alpreade, orientado pelo professor Adam Woolf, e uma Residência de Criação Artística (teatro de sombras e música ao vivo), pelo Teatro Figura.
De 20 a 29 de julho, irá decorrer no Campo de Verão Castelo Novo, "Early Music Summer Camp", com formação musical, música antiga, atividades desportivas, visitas culturais e teatro. No âmbito deste campo de verão irá decorrer, de 20 a 23 de julho irá decorrer o Curso de Iniciação à Música Antiga. De 27 a 29 de julho, o primeiro Estágio Consort de Alpreade. De 20 a 27 de julho, será construído um espetáculo de Teatro das Sombras com música ao vivo, durante a Residência de Criação Artística, com o objetivo de homenagear o vento, cuja ligação ao quotidiano das gentes e das serras importa relembrar.
Este festival é uma plataforma de visibilidade para a promoção de grupos e de obras portuguesas e pretende ser também uma ferramenta de recuperação e de projeção do património musical português.
Mas não só de concertos se faz este festival. Este ano há uma série de atividades, que vão desde convívios gastronómicos, descobertas de património e experiências turísticas. Desta forma os visitantes serão presenteados com a Taverna da Bica e o Eco-Mercado Noturno, poderão usufruir das visitas orientadas por guias da comunidade, um concerto campestre com piquenique, um almoço comunitário e conversas com os músicos, assim como degustar petiscos gastronómicos do antigo território de Alpreade.
A partir do dia 27 de julho, a programação será parte integrante do evento Petrus Guterri – O Senhor de Alpreade, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal.
As particularidades de Castelo Novo tornam esta aldeia histórica num local fascinante, pela aura de misticismo e transcendência que emana e que está muito presente nas sonoridades do passado que se pretendem dar a conhecer. Consulte o programa completo no documento em anexo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet