Por: Cristina Valente
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco recebe até 10 de dezembro a exposição "Retrospectiva" de Cristina Rodrigues.
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco recebe até 10 de dezembro a exposição "Retrospectiva" de Cristina Rodrigues.
A mostra, foi inaugurada no sábado, dia 15, com a presença de dezenas de pessoas, o que é bem representativo da espectativa que existe em torno desta mostra.
A exposição "Retrospectiva", que mostra em exclusivo alguns trabalhos da arquiteta do Porto, é até dezembro mais um motivo para visitar Castelo Branco.
"Esta será uma exposição que cumprirá também outros objetivos, além dos culturais, que é promover turisticamente a região" afirmou na inauguração o autarca Luís Correia.
Na visita à mostra podemos apreciar instalação “Urban Dwellers”, que pela primeira vez pode ser vista em Portugal, e que é resultante da parceria com a FLY London, numa versão concebida especificamente para esta exposição.
"Esta peça é constituída por uma manta, que simboliza a mãe, e sapatos, que simbolizam as pessoas, é uma reflexão sobre o conflito global o estado da Europa, e ao mesmo tempo os sapatos, 260, e a forma como estão colocados, quase que parece um exercito de pessoas em direção ao futuro" explica a artista.
"Urban Dwellers" é a obra que abre a exposição, pois é para Cristina Rodrigues a obra, "com mais carga emocional".
Também patentes pela primeira vez ao publico estão alguns trabalhos de Cristina Rodrigues com a Ferreira de Sá, fabricante de tapeçarias de luxo líder na Europa. Obras inspiradas no bordado de Castelo Branco.
“Retrospectiva”, tem a curadoria da britânica Tara Aghdashloo, critica de arte e apresentadora de televisão em Inglaterra e Irão. Após exercer funções durante três anos como curadora principal e diretora artística numa galeria de arte em Londres, segue agora um caminho de curadoria independente, trabalhando com uma variedade de artistas internacionais contemporâneos, galerias e publicações.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet