Por: Cristina Valente
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 7, a nova Casa Sindical de Castelo Branco, sita na Quinta do Amieiro de Baixo (antigas instalações da Associação de Futebol de Castelo Branco).
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 7, a nova Casa Sindical de Castelo Branco, sita na Quinta do Amieiro de Baixo (antigas instalações da Associação de Futebol de Castelo Branco).
A inauguração contou com a presenta de Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN. Esteve também presente o autarca albicastrense Luís Correia e representantes da maior parte dos sindicatos que ficarão instalados na Casa Sindical.
Luís Garra, coordenador da direção da União de Sindicatos, recordou que o antigo autarca, Joaquim Morão, tinha prometido ao sindicato um espaço nas antigas instalações da Sicofato, com a criação da Fábrica da Criatividade, para aquele espaço, o sindicato e a autarquia chegaram a acordo para a aquisição das antigas instalações da Associação de futebol. Aquisição que teve o apoio da autarquia.
Para Luís Correia "conjugaram-se vontades para que a mudança fosse possível" o autarca afirmou ainda a sua satisfação pela concretização deste desejo de há muito da União de Sindicatos, "é importante ter no concelho instituições fortes e a crescer" afirmou Luís Correia na inauguração.
"Um sonho tornado realidade" foi assim que Luís Garra classificou o momento, a aquisição de novas instalações, "mais funcionais e modernas" eram um sonho de muitos sindicalistas do distrito agora tornado realidade, e Luís Garra, não esqueceu alguns dos que já falecidos ficarão sempre associados ao sindicalismo do distrito como Maria Jesus Amorim e José Fevereiro.
As novas instalações, na Quinta do Amieiro, vão acolher dez sindicatos de vários sectores e também o polo de Castelo Branco do Inovinter.
Aquela que considerou " a Casa dos trabalhadores" tem agora mais e melhores qualidades para trabalhar em prol de todos os trabalhadores do distrito, salientou Luís Garra.
Arménio Carlos afirmou que as instalações são as adequadas para servir os trabalhadores, salientou na sua intervenção a preocupação da CGTP-IN não só com os direitos dos trabalhadores, mas também com os desempregados, e por isso salientou a importância da instalação do polo do Inovinter.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet