Por: Cristina Valente com Lusa
Como o Diário Digital já tinha adiantado, Castelo Branco vai receber, entre 21 e 23 de julho, a sexta jornada do campeonato do mundo de Enduro, no qual participam mais de 130 pilotos de 85 equipas.
Como o Diário Digital já tinha adiantado, Castelo Branco vai receber, entre 21 e 23 de julho, a sexta jornada do campeonato do mundo de Enduro, no qual participam mais de 130 pilotos de 85 equipas.
"Nos últimos quatro anos, a Escuderia de Castelo Branco tem consolidado e apostado em várias vertentes, sendo uma delas a aposta no nacional de enduro. As prestações da organização permitiram sonhar com uma candidatura a este mundial", afirmou o seu presidente, António Sequeira.
Este responsável, que falava durante uma conferência de imprensa para apresentação desta prova, que também conta para o campeonato nacional da especialidade, no qual participam 50 pilotos portugueses, disse ainda que esta é a maior aposta que a Escuderia de Castelo Branco (ECB) realiza na sua história.
O Alegro Enduro Castelo Branco é organizado pela ECB e tem como parceiros a Câmara Municipal e o Centro Comercial Alegro Castelo Branco.
"É uma realidade. Temos uma prova de caráter mundial em Castelo Branco", frisou o dirigente da ECB.
Como já tinha referido Hélder Esteves, diretor da prova, o centro operacional da prova fica instalado no centro comercial, sendo que as atividades relacionadas com a competição começam no dia 21 de julho, com a realização das verificações técnicas e administrativas.
Às 20:00 horas, os pilotos partem do parque fechado para a primeira etapa, um Super Test, com um quilómetro de extensão, que se realiza na zona do antigo campo militar do Montalvão.
No dia 22, pelas 09:00 horas, a competição começa com um Cross Test, com uma extensão de 10 quilómetros, junto ao campo de futebol do Bairro do Valongo e, às 10:15, surge um novo desafio, o Extreme Test, com dois quilómetros, que se desenvolve no barrocal.
O Enduro Test começa 15 minutos mais tarde. Esta especial tem uma extensão de 10 quilómetros e desenrola-se nas proximidades do Alegro.
O dia termina com a entrega de prémios que está agendada para as 20:00.
A derradeira ronda está reservada para o dia 23, sendo que na prática, os pilotos enfrentam um desafio semelhante ao de sábado.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, presente na apresentação da prova, realçou o trabalho desenvolvido pela ECB afirmando que "Tem sabido muito bem ocupar o seu espaço e vejo esta aceleração toda de uma forma muito positiva."
O autarca disse ainda que atualmente, com o trabalho desenvolvido e com as parcerias que estão no terreno, pode-se dizer que Castelo Branco tem ganho força no desporto automóvel.
"É este o caminho que pretendemos continuar", declarou.
O diretor da prova, Helder Esteves, explicou ainda que esta prova está a ser organizada há mais de oito meses.
"Ao longo dos últimos meses foram tomadas muitas medidas para que esta edição seja reconhecida pela qualidade", disse.
Este responsável voltou a declarar que esta é a prova de maior dimensão que a ECB já realizou no que diz respeito a motos.
"É pontuável para o campeonato do mundo, o que implica um nível de exigência de exceção. É uma oportunidade única para ver os melhores do planeta a competir na região", concluiu.
A ECB vai ter no terreno, durante os três dias de competição, cerca de 300 pessoas a colaborar para que a prova seja um sucesso.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet