Por: Diario Digital Castelo Branco
Ao longo dos meses de abril e maio, o Banco de Portugal, através da agência de Castelo Branco, dinamizou três ações de formação financeira dirigidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Ao longo dos meses de abril e maio, o Banco de Portugal, através da agência de Castelo Branco, dinamizou três ações de formação financeira dirigidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Este projeto pioneiro resulta de um protocolo entre o Banco de Portugal e o Agrupamento, estando as atividades enquadradas na comemoração do Dia da Formação Financeira, com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento de iniciativas de formação financeira em contexto escolar.
Os alunos visitaram as instalações da agência do Banco de Portugal de Castelo Branco, onde foram recebidos pelo gerente da instituição, José Gaudêncio, e pelo formador, João Ramos Rente, tendo as atividades decorrido nesse mesmo local. As três ações de formação financeira abrangeram 70 alunos do 4.º ano deste Agrupamento que, de uma forma lúdica, tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre as seguintes temáticas de educação financeira: “Necessidades e Desejos”, “Rendimentos e Despesas”, “Poupança” e “Meios de pagamento – notas e moedas”.
Segundo comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o testemunho das professoras acompanhantes deixa bem evidente a importância desta ação formativa.
“Caminhamos nos trilhos de uma Educação guiada pelos Direitos Humanos, na formação de cidadãos conscientes, críticos e interventivos, num Mundo onde todos somos diferentes, procurando, no entanto, praticar a inclusão, dando aos alunos a oportunidade de viverem situações estimulantes no trabalho escolar.”
“Nesta viagem os alunos contactaram com as várias vertentes da moeda única europeia, a segurança na sua utilização e a implicação nas áreas económica, social e cultural.”
“A visita terminou com um lanche gentilmente oferecido pelo Banco de Portugal. Este terá sido uma “necessidade” ou um “desejo”? Com os ensinamentos deste dia, os alunos do 4.º ano saberão, com certeza, responder.”
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva agradece ao Banco de Portugal esta iniciativa pedagógica numa área fundamental e que ficou na memória coletiva dos nossos alunos e professores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet