Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de junho de 2017

Proença-a-Nova: Primeiro-Ministro inaugura Avenida do Colégio e polo da OutSystems

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Primeiro-Ministro António Costa inaugurou esta sexta-feira, 2 de junho, a requalificação da Avenida do Colégio e o novo polo de Proença-a-Nova da OutSystems no também requalificado e ampliado edifício Comendador João Martins, destacando-se desta forma o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da sede do concelho e a criação de emprego qualificado no interior do país.

O Primeiro-Ministro António Costa inaugurou esta sexta-feira, 2 de junho, a requalificação da Avenida do Colégio e o novo polo de Proença-a-Nova da OutSystems no também requalificado e ampliado edifício Comendador João Martins, destacando-se desta forma o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da sede do concelho e a criação de emprego qualificado no interior do país.

Em comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, declara que estes dois temas são estruturantes na política do Município tendo em conta que o atual mercado de arrendamento. Impulsionado pela criação de emprego por parte de empresas como a OutSystems e outras, o crescimento económico tem-se mostrado insuficiente face às atuais necessidades, sendo necessário um esforço conjunto entre o setor privado e setor público para o desenvolvimento da reabilitação urbana.

“Nesta área definimos um ambicioso programa de regeneração urbana, num conjunto de obras que ultrapassa os três milhões e 700 mil euros. Pela capacidade de investimento do Município e aproveitando o acelerador de investimento que o Governo em boa hora entendeu realizar para alavancar um sector que foi dos mais sacrificados nos anos anteriores por uma visão unívoca, já fomos premiados com mais 10% no total do financiamento da programação, aumentando a nossa margem de realização”, avançou João Lobo no discurso após a visita da comitiva ao edifício.

O presidente da Câmara destacou ainda as medidas de apoio que estão a ser disponibilizadas para as empresas do concelho, de incentivo à contratação de estagiários qualificados e de outros trabalhadores. “É com este conjunto de medidas que trilhamos caminho para a efetiva coesão territorial e damos condições às pessoas para aqui se manterem e fixarem pois não há investimento nem desenvolvimento sustentável sem pessoas”, referiu.

Também o Primeiro-Ministro falou de coesão territorial no seu discurso, aproveitando a história da OutSystems que emprega apenas quadros qualificados, iniciou a sua atividade numa garagem mas rapidamente se tornou numa referência mundial e apoia a sua estratégia de desenvolvimento no centro que tem em Proença-a-Nova: “se somarmos o investimento na educação, o apoio ao empreendedorismo e o desenvolvimento pleno do nosso território nacional, este exemplo da OutSystems pode e deve deixar de ser um caso raro para passar a ser uma realidade que nos permita crescer mais e de um modo mais sustentado”, afirmou António Costa. “Nesta era digital, estar em Proença-a-Nova ou em qualquer outro ponto do mundo é absolutamente irrelevante para esta atividade e para este serviço que prestam, com uma diferença: é que aqui há uma qualidade de vida que dificilmente se encontra nos grandes centros urbanos que já estão muito saturados”.

Rui Sousa, Chief Financial Officer da OutSystems, apresentou sumariamente a empresa que nasceu em 2001 “com o sonho de revolucionar a forma como as aplicações informáticas são criadas e transformar o universo das tecnologias de informação” e que 16 anos volvidos cresce 50% ao ano com clientes em mais de 43 países e 600 colaboradores. Para este trajeto contribuíram, na sua perspetiva, dois fatores fulcrais: o talento nacional e a criação do centro de desenvolvimento em Proença-a-Nova: “Desde cedo nos apercebemos que a partir de Proença-a-Nova podíamos produzir aplicações informáticas para os nossos clientes um pouco para todo o mundo. Por isso, o polo de Proença é atualmente uma referência para os nossos parceiros e clientes mundiais e no final de 2018 teremos perto de 100 pessoas a trabalhar neste escritório. Esta nossa aposta não teria sido possível sem o excecional apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova que desde cedo acreditou no nosso potencial e a rapidez na tomada de decisão e a flexibilidade na sua execução foram dois fatores que fizeram com que a OutSystems apostasse em Proença-a-Nova”, referiu Rui Sousa.

O Município de Proença-a-Nova e a OutSystems assinaram uma declaração de celebração de protocolo que prevê o crescimento do polo e a colaboração em outras áreas, como o desenvolvimento de proposta de criação de formação específica para reconversão de licenciados de outras áreas para a tecnológica, desde que havendo apetência nos formandos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!