Por: Diario Digital Castelo Branco
A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano (HAL) celebrou este sábado, dia 27 de Maio, o seu 21º aniversário com a celebração de uma eucarística de ação de graças, a investidura de novas voluntárias e um almoço de confraternização.
A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano (HAL) celebrou este sábado, dia 27 de Maio, o seu 21º aniversário com a celebração de uma eucarística de ação de graças, a investidura de novas voluntárias e um almoço de confraternização.
As comemorações contaram com a presença do Bispo da diocese de Portalegre e Castelo Branco D. Antonino Dias, em visita pastoral e da Diretora Clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Maria Eugénia André.
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente da direção da Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano, Carlos Almeida, destacou a capacidade de altruísmo destes voluntários junto dos doentes internados, assim como "a colaboração com os profissionais de saúde dos vários serviços do Hospital".
Actualmente são 45 os voluntários a desempenhar as suas actividades nas várias áreas do hospital, coordenando-se para dar resposta às diversas solicitações. A intervenção dos voluntários desenvolve-se apenas, dentro do próprio hospital, mas deseja-se estender o seu serviço ao domicilio do doente, ainda durante o corrente ano, com a criação de equipas de suporte e acompanhamento domiciliário, a iniciar a sua formação no dia 17 de Junho de 2017.
Por sua parte, a coordenadora do voluntariado hospitalar, Belarmina Gil dirigiu a todos os presentes palavras de reconhecimento pelo "enorme trabalho desenvolvido" e pela "responsabilidade" e "humanidade" da sua equipa.
Tratam-se de voluntários e voluntárias detentores de valores éticos e morais sólidos para além da atenção muito particular que dão às necessidades espirituais dos doentes e seus familiares.
A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano foi fundada em 15 de maio de 1996, sendo posterior ao I curso de Voluntariado (realizado em 14 de Outubro de 1991) e ao inicio de actividade do Voluntariado no Hospital Amato Lusitano (dia 2 de Dezembro de 1991).
É uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, registada como Instituição Particular de Solidariedade Social em 14 de março de 2001 e reavaliada em 11 de novembro de 2015.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet