Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 11 de maio de 2017

Castelo Branco apresenta dispositivo de combate a incêndios florestais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O combate aos fogos florestais no distrito de Castelo Branco vai contar este ano com um dispositivo de 131 equipas, que incluem 655 operacionais, 141 veículos, três helicópteros e dois bombardeiros médios, foi hoje anunciado.

 

O combate aos fogos florestais no distrito de Castelo Branco vai contar este ano com um dispositivo de 131 equipas, que incluem 655 operacionais, 141 veículos, três helicópteros e dois bombardeiros médios, foi hoje anunciado.

"O objetivo é garantir a permanente segurança das forças [operacionais] e manter a área ardida abaixo da média do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), além de manter a consolidação da extinção de incêndios e os tempos de resposta", afirmou o Comandante Distrital de Operações de Socorro, de Castelo Branco, Francisco Peraboa, durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para aquele distrito.

Em relação aos meios aéreos, o distrito vai ter três centros - Castelo Branco, Covilhã e Proença-a-Nova - sendo que, a partir de 01 de julho e até 30 de setembro (fase Charlie), vai estar um helicóptero em cada um dos centros aéreos e dois aviões bombardeiros médios estacionados em Proença-a-Nova, onde vão permanecer até 05 de outubro.

Lembrando que há dois anos consecutivos não é registado qualquer reacendimento no distrito, Francisco Peraboa disse que "é difícil melhorar”, mas quer “manter o padrão".

O comandante explicou ainda que, nos últimos 11 anos, a média anual da área distrital ardida é de 2.070 hectares e o número de ocorrência tem vindo também a diminuir desde 2006, cifrando-se no ano passado em 390.

Francisco Peraboa realçou que um dos objetivos para 2017 passa por manter um "ataque inicial" aos fogos florestais, "musculado".

"Se for [ataque] rápido, o problema não se vai ampliar e vai ficar pela fase inicial, até 90 minutos no máximo", sustentou.

O treino e a formação é outra das apostas do comandante, tendo sido realizadas 34 ações que envolveram um total de 520 formandos, que representam mais de metade do quadro ativo de bombeiros do distrito.

Para breve, espera-se ainda o incremento de bombeiros nos quadros de mais 10%, sendo que na formação inicial de bombeiros estão 98 novos elementos, 58 dos quais já fizeram provas de ingresso.

Presente na apresentação do dispositivo, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes falou da disponibilização de um helicóptero de coordenação ao Comandante Operacional Nacional e a introdução de um ‘kit' de alimentação para todos os bombeiros.

"Pela primeira vez vamos introduzir uma ferramenta, um helicóptero de coordenação, que fica à disposição do Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil, que irá permitir uma análise mais concreta e precisa daquilo que se passa no teatro de operação", afirmou.

Em relação aos presidentes de junta de freguesia que tiveram, a nível nacional, formação básica no âmbito da proteção civil, adiantou que a experiência foi positiva.

"Tanto que decidimos produzir legislação de forma a que os presidentes de junta passam a ser a autoridade máxima na sua junta de freguesia na área da proteção civil", acrescentou.

Jorge Gomes adiantou que o primeiro desígnio que o Governo tem é de conseguir "mortes zero".

"Não há área ardida que possa justificar a morte de um bombeiro. Queremos que os operacionais protejam as pessoas e bens, mas também a eles. É um apelo que faço", disse.

O governante sublinhou ainda que os operacionais têm que ser libertados depois do combate.

"Temos que os libertar nem que seja para descansarem. Termina hoje a formação dos militares do exército. São 1.370 homens que vão estar disponíveis para complementar o trabalho dos bombeiros e libertá-los de ter de ficar a fazer vigilância ao rescaldo", concluiu.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!