Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Covilhã vai receber, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, os Jogos de Portugal Special Olympics, evento destinado a atletas com deficiência intelectual que há sete anos não se realizava.
A Covilhã vai receber, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, os Jogos de Portugal Special Olympics, evento destinado a atletas com deficiência intelectual que há sete anos não se realizava.
O anúncio foi feito pelo presidente do movimento, Dias Ferreira, em conferência de imprensa, na sede da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã.
Na terceira edição dos Jogos de Portugal são esperados pelo menos 300 atletas e entre 20 a 30 delegações de vários pontos do país, que durante os três dias vão competir em cinco das dez modalidades para as quais os Special Olympics Portugal estão acreditados.
Atletismo, futsal, ténis de mesa, judo e natação são as modalidades selecionadas em função das infraestruturas disponíveis, cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior (UBI) e INATEL.
Durante os Jogos de Portugal vai também decorrer o I Campeonato Nacional de Judo, no dia 29 de junho.
Dias Ferreira sublinhou a importância deste tipo de iniciativas para promover a inclusão e contribuir para o bem-estar físico, psicológico, social e aumentar a autoestima dos jovens adultos com deficiência intelectual através do desporto.
"É importante para as pessoas sentirem a inclusão, a integração", realçou o presidente do movimento, que existe em Portugal desde 2001.
O evento, vincou Dias Ferreira, tem uma lógica diferente do desporto paralímpico, na medida em que os resultados não são o mais importante.
"Os paralímpicos são alta competição. É para os melhores. Aqui não são forçosamente os melhores, porque a filosofia é que o desporto é para todos. Os atletas competem de acordo com o seu nível, para que haja verdade desportiva. Procuramos dar a possibilidade a todos", acentuou o presidente do Special Olympics Portugal.
A última edição dos Jogos de Portugal tiveram lugar também na Covilhã, em 2010, e Dias Ferreira justificou o interregno com dificuldades logísticas e financeiras, decorrentes das opções que foram feitas, e que passaram por levar os atletas às competições internacionais.
"Quando há competições internacionais a nossa atenção foca-se nisso", reconheceu o responsável, que garantiu que doravante vai ser dada prioridade aos Jogos Nacionais, cuja próxima edição está prevista para Cascais, enquanto mundiais e europeus devem ser apoiados com uma verba própria.
O presidente do movimento lamentou a dificuldade em ser recebido pelas entidades oficiais e da falta de sensibilidade para a causa dos Special Olympics.
"Os Special Olympics sentem muita falta de apoio", sublinhou o presidente.
Em 2016, o organismo recebeu 35 mil euros do Instituto Português do Desporto e da Juventude, mas Dias Ferreira queixa-se de já se estar quase a meio do ano e ainda não saber quanto vai receber.
Para dar visibilidade aos Special Olympics e juntar "uma pessoa de afetos" a atletas que valorizam os afetos, o responsável do organismo desafiou a Câmara Municipal da Covilhã a convidar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para estar presente nos Jogos de Portugal, repto aceite pelo autarca local, que vai formalizar o convite.
"Temos todos a missão de minorar as dificuldades das pessoas com deficiência e ajudar na integração", acentuou Vítor Pereira, que se manifestou orgulhoso por a cidade voltar a receber "uma causa nobilíssima".
O edil pede que a população assista à competição, se envolva, e informou que a cerimónia de abertura, marcada para dia 29, às 15:00, vai ser "no coração da cidade", no Pelourinho.
Os Jogos de Portugal são organizados pelo Special Olympics Portugal e pela APPACDM da Covilhã, cujo presidente António Marques, realçou que esta organização resulta “da aposta que a instituição tem feito na área do desporto adaptado".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet