Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de maio de 2017

Inaugurada Rota da Senhora do Almortão

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Rota da Senhora do Almortão é um novo percurso interpretativo em Idanha-a-Nova, inscrito na envolvente paisagística do Santuário de Nossa Senhora do Almortão.

A Rota da Senhora do Almortão é um novo percurso interpretativo em Idanha-a-Nova, inscrito na envolvente paisagística do Santuário de Nossa Senhora do Almortão.

O percurso tem 2,10 km e foi inaugurado no sábado, 29 de abril, pelo presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acompanhado por Manuel Santos, da Confraria de Nossa Senhora do Almortão, entidade que criou o trilho com o apoio da autarquia.

A Rota da Senhora do Almortão percorre paisagens campestres e património edificado, passando por duas velhas fontes e por antigos balneários termais, tudo com a devida sinalização turística. É circular e termina junto a uma admirável figura que presta homenagem à Adufeira e ao seu Adufe, ícones incontornáveis de Idanha-a-Nova.

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, antes do passeio inaugural, Armindo Jacinto referiu que o percurso “pode ser caminhado em qualquer altura do ano, por todos os romeiros e visitantes que se deslocam ao Santuário da Senhora do Almortão”.

“Esta é uma herança que nos interessa valorizar”, frisou o autarca, “quer para que os idanhenses continuem a sentir a fé e o orgulho que sempre sentiram na Senhora do Almortão, quer para que outras pessoas entendam a dimensão do nosso sentir”.

O trilho é enriquecido por painéis interpretativos em português e em inglês, que informam sobre a devoção à Senhora do Almortão e o património cultural da ermida, conforme explicou Manuel Santos. O representante da Confraria adiantou que “este era um projeto há muito ambicionado e que só foi possível com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova”.

No ato inaugural usaram ainda da palavra o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vitor Mascarenhas, e o investigador idanhense António Catana, que colaborou na criação do percurso. Seguiu-se o primeiro de muitos passeios pela Rota da Senhora do Almortão.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!