Por: Diario Digital Castelo Branco
O II Encontro das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) realizou-se no Centro de Artes e Cultura do Tejo, na semana passada, reunindo um conjunto de especialistas na área, entre forças da segurança, psicólogos, clínicos e assistentes sociais.
O II Encontro das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) realizou-se no Centro de Artes e Cultura do Tejo, na semana passada, reunindo um conjunto de especialistas na área, entre forças da segurança, psicólogos, clínicos e assistentes sociais.
Na sessão de abertura do evento, que teve como tema “Ser criança é saber nada e poder tudo”marcaram presença a Coordenadora da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Perpétua de Jesus; o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira; a presidente da CCPJ de Vila Velha de Ródão, Diamantina Valente; o diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Melo Bernardo; e o comandante distrital da GNR, José Carlos Gonçalves.
Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o Encontro integrou dois painéis que decorreram durante a manhã.
No primeiro foi abordado o tema “Infância e Adolescência, que futuro?”, o qual teve como moderadora Isabel Nunes, enfermeira do Centro de Saúde de Vila Velha de Ródão, tendo sido oradores António Nabais (enfermeiro chefe do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa) que falou sobre os “critérios de avaliação e referenciação para a pedopsiquiatria”; e Paula Carvalho (psicóloga clínica e professora na Universidade da Beira Interior) que abordou a questão da “influência do contexto familiar para a gravidez na adolescência”.
O segundo painel, foi moderado pelo comandante distrital da GNR, José Carlos Gonçalves, e teve como tema “Boas Práticas de Prevenção”. Natália Cardoso, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima em Coimbra, falou sobre “violência no namoro e stalking”, enquanto que Marisa Santos, assistente social da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco, fez a sua intervenção sobre o “acolhimento residencial: um percurso para a autonomização”.
O Encontro incluiu ainda, na parte da tarde, workshops gratuitos, onde os psicólogos Elda Sá e Bruno Silva, da empresa MDC Porto, falaram sobre biblioterapia e risoterapia, respetivamente.
A iniciativa foi organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Velha de Ródão, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Município de Vila Velha de Ródão, Ministério da Saúde, Rede Europeia Anti Pobreza e Instituto de Segurança Social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet