Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 28 de setembro de 2011

Tragédia grega vai dominar hoje debate de Durão Barroso com eurodeputados

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Comissão Europeia dirige-se hoje ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para fazer uma análise do “Estado da União” Europeia, num debate que será dominado pela crise do euro e em particular pela situação trágica da Grécia.

O presidente da Comissão Europeia dirige-se hoje ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para fazer uma análise do “Estado da União” Europeia, num debate que será dominado pela crise do euro e em particular pela situação trágica da Grécia.

Instituído por ocasião do segundo mandato de José Manuel Durão Barroso à frente do executivo comunitário, o debate anual sobre “Estado da União” ganha especial relevo este ano, face à crise do euro e às crescentes interrogações sobre o futuro do projeto europeu, que muitos consideram ameaçado.

Num debate que terá início às 09:00 locais (08:00 de Lisboa) e que se prolongará por cerca de três horas, Durão Barroso vai traçar aqueles que considera os caminhos indicados para sair da crise, e, segundo fontes comunitárias, deverá reforçar a necessidade de a Europa, de uma vez por todas, se consciencializar de que os custos de não ajudar a Grécia seriam muito maiores que os esforços que são pedidos aos Estados-membros para auxiliar Atenas a evitar o colapso das suas finanças públicas.

Sublinhando a necessidade de Atenas também cumprir a sua parte, o presidente da Comissão deverá deixar hoje um apelo veemente aos Estados-membros no sentido de uma maior integração, compromisso europeu e solidariedade na forma como a União Europeia deve responder à crise, e em particular acudir à Grécia, que espera e desespera por nova ajuda, dado não ter dinheiro a partir de outubro para honrar os seus compromissos.

Após o discurso inicial responderá às intervenções dos líderes das várias bancadas parlamentares, num debate que se prevê animado, e que já foi antecedido, na terça-feira, por um outro com o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

O presidente da Comissão irá também apresentar as prioridades estratégicas do executivo comunitário para o próximo ano, embora o programa de trabalho da “Comissão Barroso” para 2012 seja apresentado apenas em outubro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!