Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de abril de 2017

Castelo Branco: Festas do Espirito Santo, dos Açores, regressam à Beira Baixa

Por: Cristina Valente

As tradicionais Festas do Espirito Santo, estão de regresso à Beira Baixa no próximo dia 7 de maio.

Tal como aconteceu em 2009 a Junta de Freguesia de Castelo Branco da Beira Baixa convidou os seus congéneres do Faial para recriarem a sua festa tradicional. Este será o ponto alto da visita de uma comitiva de cerca de 30 pessoas, incluindo 10 crianças do 1º ciclo, à cidade de Castelo Branco.

As tradicionais Festas do Espirito Santo, estão de regresso à Beira Baixa no próximo dia 7 de maio.

Tal como aconteceu em 2009 a Junta de Freguesia de Castelo Branco da Beira Baixa convidou os seus congéneres do Faial para recriarem a sua festa tradicional. Este será o ponto alto da visita de uma comitiva de cerca de 30 pessoas, incluindo 10 crianças do 1º ciclo, à cidade de Castelo Branco. Michael Kors Bags Replica

"Este será sem dúvida o momento alto desta visita. Vamos fazer uma procissão da igreja do Espirito Santo até à Sé, depois haverá uma missa, onde será feita a coroação do Espirito Santo, terminando com um almoço, tipicamente Açoriano, com as Sopas do Espirito Santo" explica Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco à nossa reportagem.

Para o autarca este é mais um ponto alto da geminação, "que tem sido de facto uma geminação que não tem ficado no papel, tem envolvido a comunidade, e desta vez há aqui uma forte envolvência dos mais novos"

As Festas do Espirito Santo, são tradicionais nos Açores, acontecem no 7º domingo depois da Páscoa e na segunda feira seguinte (feriado regional).

As Festas do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, são as mais populares do arquipélago dos Açores. Inúmeras vilas e freguesias celebram estas festas onde ocorre normalmente a coroação do Imperador ou Imperatriz da Festa. O ponto alto decorre com a procissão que percorre uma parte significativa das ruas das localidades terminando na sua igreja, onde é então celebrada uma missa. Ao fim do dia começa a parte não religiosa da festa, quando são servidas as “Sopas do Espírito Santo”, às quais acorre, regra geral, muita gente (além da sopa propriamente dita é também servido um prato de carne guisada com batata, vinho e pão doce ou massa sovada no fim). Depois a festa segue profana com música, bailaricos, rifas e entretenimento geral.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!