Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de abril de 2017

Municípios do Pinhal organizam “Circuito de Pesca Aldeias do Xisto”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O primeiro "Circuito de Pesca Aldeias do Xisto", que envolve seis autarquias e que apresenta um prémio monetário de 4.999 euros, arranca no dia 20 de maio por proposta do Município de Pedrógão Grande.

O primeiro "Circuito de Pesca Aldeias do Xisto", que envolve seis autarquias e que apresenta um prémio monetário de 4.999 euros, arranca no dia 20 de maio por proposta do Município de Pedrógão Grande.

A Câmara de Pedrógão Grande explica, em nota de imprensa enviada à agência Lusa, que se trata de uma prova internacional de Pesca Embarcada ao Achigã, que "promete colocar a Albufeira do Cabril, um dos principais palcos da Pesca ao Achigã em Portugal, como referência mundial desta competição".

O circuito engloba seis concelhos da zona do Pinhal (Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Vila de Rei e Sertã) e conta com o apoio da ADXTUR enquanto agência de turismo das aldeias do Xisto, "de capital importância na organização, apoio de fundos comunitários e projeção internacional deste evento", refere a nota.

Os custos não financiados do "Circuito de Pesca Aldeias do Xisto" serão divididos pelos seis municípios envolvidos no evento.

O circuito tem 'prize money' de 4.999 e 2.500 euros por pescador para o primeiro e segundo classificados, respetivamente, mais material de pesca e troféus. Haverá prémios até ao décimo classificado.

Pedrógão Grande recebe a sua competição no dia 23 de julho na Albufeira do Cabril, em Vale de Góis. Albufeira que também será palco (Álvaro e Vilar de Amoreira) das provas de Oleiros e Pampilhosa da Serra, dias 20 de maio e 17 de junho, respetivamente.

As provas de Figueiró dos Vinhos (Foz de Alge), Vila de Rei (Fernandaires) e Sertã (Trízio) decorrem na Albufeira de Castelo de Bode, dias 05 de agosto, 23 de setembro e 28 de outubro, respetivamente.

"Seguindo uma política de apoio a iniciativas que promovam e potenciem o concelho e que contribuam para a dinamização das atividades socioeconómicas da região, onde as condições naturais são um recurso económico estratégico, o Município de Pedrógão Grande promove e associa-se a estes eventos, através da prestação de apoio logístico e também financeiro", referiu o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, citado na nota.

O autarca realçou "a cooperação entre os seis municípios do Pinhal" que, "através do estímulo à capacidade de inovar, fomenta uma abordagem integrada de desenvolvimento territorial, afirmando-se como espaço de múltiplas oportunidades em setores como o turismo da natureza e ambiente, ao mesmo tempo que se posiciona para novos desafios de desenvolvimento".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!