Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os recursos genéticos do medronheiro estão em risco em Portugal, alerta a investigadora Margarida Ribeiro, do Centro de Estudos Florestais (CEF) e professora no Politécnico de Castelo Branco.
Os recursos genéticos do medronheiro estão em risco em Portugal, alerta a investigadora Margarida Ribeiro, do Centro de Estudos Florestais (CEF) e professora no Politécnico de Castelo Branco.
"Os recursos genéticos [do medronheiro] estão em perigo, se a domesticação não for feita com cuidado e devido ao aquecimento global e à fragmentação do seu habitat", explicou hoje à agência Lusa Margarida Ribeiro.
A investigadora e docente deixa também este alerta no artigo "Genetic diversity and divergence at the Arbutus unedo L. (Ericaceae) westernmost distribution limit", que foi publicado na revista norte-americana PLOS ONE e que resulta do projeto "Arbutus", da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), iniciado em 2013 e que decorreu durante dois anos e meio.
Margarida Ribeiro sublinha ainda a necessidade do uso sustentado da espécie e deixa o alerta às pessoas para que usem a semente apenas dentro da sua região, isto é, para se constituírem novos povoamentos de medronheiro, a semente deve ser recolhida dentro das regiões homogéneas e não devem ser trazidas, por exemplo, sementes do sul para o centro do país.
"Há três regiões homogéneas geneticamente diferentes entre si no país: Norte, Centro e Sul, e um povoamento diferente de todos, na serra de São Mamede", sublinhou.
Chama também à atenção para a legislação existente que define os materiais para florestar, mas onde não consta o medronheiro: "Como não há legislação [sobre o medronheiro], provavelmente os viveiristas vão buscar semente onde ela existe".
A investigadora defende que os viveiristas devem saber de onde vem a semente e devem informar quem a compra para evitar que haja misturas.
"Se isso não acontecer, temos como consequência que os recursos genéticos ficam em risco", conclui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet