Por: Cristina Valente
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo esteve sexta-feira em Castelo Branco onde terminou um périplo por várias associações do distrito.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo esteve sexta-feira em Castelo Branco onde terminou um périplo por várias associações do distrito.
A visita terminou na Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes onde o secretário Estado foi recebido pelo Grupo Chibatas.
Na ocasião João Paulo Rebelo fez referência à visita que fez às associações do distrito, uma visita no âmbito da politica de proximidade, "esta visita serve para conhecer pessoalmente as associações, os seus projetos, anseios, dificuldades e preocupações" afirmou o membro do governo.
Sílvia Resende, Presidente da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes (AJRP), lembrou as várias atividades que a associação tem realizado ao longo dos anos, com destaque para a criação do Grupo Chibatas, Grupo de Precursão de Castelo Branco, que ao longo da sua existência tem contribuído para levar o nome da associação e da cidades aos mais variados pontos do país.
"Este projeto é claramente uma mais valia para a nossa associação, é uma atividade bem sucedida de evolução e crescimento continuo, da qual muito nos orgulhamos" afirmou Sílvia Resende.
Com cerca de 250 associados, a coletividade juvenil tem vindo a crescer de "forma sustentada".
"As associações juvenis são espaços de cidadania, estas associações são espaços onde se ganha o sentido de pertença a uma comunidade democrática, são espaços onde se adquirem e desenvolvem conhecimentos para um futuro prospero" afirmou Sílvia Resende na sua intervenção.
Na receção ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, estiveram também presentes o autarca Albicastrense Luís Correia, e Paula Teixeira em representação da Junta de Freguesia.
"Esta visita é importante, porque demostra vontade de estar presente e próximo, é muito importante para as associações juvenis sentirem o apoio do poder central" afirmou Luís Correia. O autarca afirmou ainda que a AJRP é um "excelente exemplo de uma associação juvenil. É uma associação verdadeiramente juvenil, dirigida por jovens e a fazer um trabalho magnifico para jovens".
A visita ao distrito terminou com a assinatura dos protocolos de financiamento do Programa de Apoio Juvenil do IPDJ. Este programa consubstancia a maior fatia do orçamento global para a área da Juventude (3.250.000,00€) e visa o apoio ao desenvolvimento das atividades das associações juvenis, respetivas federações, das organizações equiparadas e dos grupos informais de jovens.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet