Castelo Branco: Romaria da Rainha Santa Isabel com recinto renovado em Tinalhas

Luís Correia, autarca albicastrense, esteve como é habitual, presente no passado domingo em Tinalhas, para assistir ao concerto dos Reis, promovido pela  Sociedade Filarmónica de Tinalhas. 

  • Cultura
  • Publicado: 2017-01-11 07:23
  • Por: Cristina Valente

Luís Correia, autarca albicastrense, esteve como é habitual, presente no passado domingo em Tinalhas, para assistir ao concerto dos Reis, promovido pela  Sociedade Filarmónica de Tinalhas. Com a sua presença, o autarca quer mostrar o apoio e a importância que a autarquia albicastrense dá a instituições como a Filarmónica de Tinalhas, que ao longo dos anos, têm sabido preservar a cultura do povo do concelho.

"Esta banda continua a ter a capacidade de se renovar, e isso deve ser valorizado. A Filarmónica é uma referência da freguesia e precisa do carinho de todos nós, não só das instituições, mas de todos nós individualmente" afirmou na ocasião Luís Correia.

O autarca lembrou as obras que a Câmara Municipal está a realizar no recinto do Santuário da Rainha Santa Isabel, um investimento que ronda o meio milhão de euros, "espero que com o novo espaço, e a realização da romaria, a mesma possa dar novo alento à Filarmónica e a outras instituições da freguesia" afirmou Luís Correia.

"Quisemos criar as condições fundamentais para que todos se possam envolver, convive e criar laços entre todas as instituições" concluiu o autarca.

De recordar que durante décadas a festa em Honra da Rainha Santa Isabel, foi uma das romarias de referência da região, acontecia no fim de semana da Páscoa, e com grandes manifestações religiosas, como era o caso da procissão das velas no sábado de aleluia à noite, de Tinalhas ao recinto da festa, e a procissão no domingo em torno da capela. Com a escassez de párocos, as celebrações religiosas deixaram de ter lugar e a romaria acabou por desaparecer. Neste momento está a realizar-se uma consulta popular para escolher uma data para a realização da romaria. A Junta de freguesia propôs duas datas, o fim de semana de Páscoa, sem celebrações religiosas, ou em julho, o fim de semana mais perto do dia 4, com celebrações religiosas . A consulta decorre até dia 15.

PUB

PUB

PUB

PUB