Por: Cristina Valente
O Lar Major Rato, foi homenageado nas comemorações dos 45 anos da elevação de Alcains a Vila. Uma homenagem que Cristina Granada, Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, justifica, porque a instituição esteve ao longo de toda a sua existência, mais de 150 anos, ao lado do povo da localidade, ajudando os mais desfavorecidos e contribuindo para o desenvolvimento económico e social da vila.
O Lar Major Rato, foi homenageado nas comemorações dos 45 anos da elevação de Alcains a Vila.
Uma homenagem que Cristina Granada, Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, justifica, porque a instituição esteve ao longo de toda a sua existência, mais de 150 anos, ao lado do povo da localidade, ajudando os mais desfavorecidos e contribuindo para o desenvolvimento económico e social da vila.
Cristina Granada, presidente da Junta desta freguesia, afirma que “esta é uma instituição que olha para a população no seu todo, desde crianças a idosos”.
Mário Rosa, que preside ao Lar, desde 2015, deu a conhecer alguns números que são bem significativos da importância do mesmo na comunidade Alcainense.
O Lar Major Rato tem atualmente mais de 380 utentes, 96 funcionários, repartidos entre o Lar e Centro Infantil “que todo o ano fazem com que o lar cumpra o seu objetivo final, bem-estar dos utentes", afirma o presidente da direção da instituição, Mário Rosa, acrescentando que, “O Lar Major Rato é o segundo maior empregador em Alcains, contribuindo portanto para o desenvolvimento económico da nossa terra”.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, marcou presença nesta cerimónia, onde não poupou elogios à Instituição homenageada.
“É uma instituição com qualidade no serviço, uma referência na dinamização económica, que muito traz para o nosso concelho. Espero que continue neste caminho, reforçando e melhorando cada vez mais”, mencionou o edil, deixando um elogia a todos quantos passaram pelos órgãos sociais da instituição.
“Felizmente, o lar teve pessoas de grande porte à sua frente e atualmente também. Mário Rosa sabe dialogar com a Câmara Municipal de Castelo Branco. Não o conhecia, conheci-o apenas quando assumiu funções e já o considero como amigo. Juntos podemos construir o melhor futuro para a instituição”, adiantou.
Durante a cerimónia, atuou o Grupo Coral do Lar Major Rato, constituído por funcionários e utentes do Lar, e as crianças que frequentam o centro Infantil fizeram também uma demostração daquilo que aprendem, nomeadamente com os professores de música e educação física.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet