Por: Cristina Valente
As freguesias de Castelo Branco, Beira Baixa e Castelo Branco, nos Açores, continuam o seu projeto de geminação. Desta vez, e mais uma vez, envolvendo crianças das duas freguesias.
As freguesias de Castelo Branco, Beira Baixa e Castelo Branco, nos Açores, continuam o seu projeto de geminação. Desta vez, e mais uma vez, envolvendo crianças das duas freguesias.
O projeto "GE(R)MINAR", cujo objetivo é envolver os mais novos na vivência e valorização de atividades relacionadas com a defesa do património, e ambiente.
A primeira atividade decorreu na quinta-feira, com uma videoconferência entre a Beira Baixa e os Açores. Este intercâmbio virtual envolveu autarcas das duas freguesias, professores e alunos de forma a apresentar o projeto prático que vai começar a ser trabalhado pelas crianças das duas freguesias.
Paula Teixeira explicou que, depois desta videoconferência, as crianças das duas localidades vão aprender um pouco acerca do património natural que as rodeia para depois realizarem uma escultura. As crianças beirãs vão colocar mãos à obra para fazerem uma escultura sobre a fauna ao passo que as crianças açorianas fazem uma relacionada com a flora.
Após esta atividade, este intercâmbio deixará de ser virtual com a visita das crianças do 4.º ano da turma C da Escola Afonso de Paiva a Castelo Branco dos Açores, e a vinda dos meninos dos Açores a Castelo Branco continental.
“Hoje estão a ver os meninos de forma virtual e vão poder conhecê-los pessoalmente. Espero que depois disto, saiam daqui mais ricos, que possam fazer amigos e que possam ver com outros olhos aquilo que nos rodeiam”, disse Paula Teixeira, da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia, considera que um dos grandes desafios da geminação, "foi passar dos acordos teóricos, para acordos centrados em ações práticas transversais à nossa comunidade".
O ano encerra com esta ação, com os mais novos, "encerramos com chave de ouro, o tema é agora de futuro" diz Jorge Neves, "os alunos são os protagonistas, nós [autarcas] somos as testemunhas".
Já Vítor Pimentel, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, dos Açores, acredita que estas atividades são fulcrais para que as crianças conheçam a realidade açoriana.
"Uma das atividades que temos em mente é que estas crianças possam participar no cortejo do Espirito Santo, uma das nossas tradições que vão poder conhecer in loco".
A marcar presença nesta videoconferência, que decorreu no INETESE, esteve igualmente Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, que adjetivou esta atividade como “um grande momento”.
“É com muito agrado que vejo todas estas atividades que as duas juntas de freguesia estão a levar a cabo e sobretudo esta atividade, que vai reforçar fortemente a ligação entre os dois Castelo Branco”, concluiu o autarca.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet