Por: Diario Digital Castelo Branco
As redes sociais das sociedades contemporâneas permitem pontes essenciais à educação e à formação sociocultural daqueles que se pretende desenvolver como cidadãos ativos.
As redes sociais das sociedades contemporâneas permitem pontes essenciais à educação e à formação sociocultural daqueles que se pretende desenvolver como cidadãos ativos.
Neste sentido, com o objetivo de promover a defesa do ambiente, através da valorização do património natural dos territórios das freguesias Castelo Branco, na ilha do Faial (Açores) e na Beira Baixa, as autarquias desenvolveram o projeto GE(R)MINAR, no âmbito da sua Geminação.
Os alunos do 4.º ano das escolas de Castelo Branco, Escola Básica da Mina – Agrupamento de Escolas Afonso Paiva (Beira Baixa) e da Escola Básica Integrada da Horta (Faial), estiveram reunidos virtualmente na manhã desta 5ª-feira, dia 24, na sequência do acordo de geminação entre as duas freguesias, celebrado em 2012.
Este encontro virtual permitiu a troca de algumas referências sobre os dois espaços distantes em aproximadamente 2000 quilómetros, despertando a curiosidade sobre as diferenças sobre duas localidades com o mesmo nome.
Os alunos do Faial deram a conhecer aos seus colegas da Beira Baixa alguns dos predicados do seu território, nomeadamente do Parque Natural do Faial, enquanto estes últimos deram a conhecer o seu património local, por exemplo, presente no Parque Natural do Tejo Internacional. A curiosidade, por conhecer o outro, será certamente um vetor do conhecimento.
Nesta reunião participaram membros da direção dos estabelecimentos de ensino, dos executivos das Juntas de Freguesias e das Câmaras Municipais. Em Castelo Branco da Beira Baixa o encontro partiu do Auditório Joaquim Morão, no INETESE – Instituto para o Ensino e Formação (polo de Castelo Branco).
Foi uma equipa de docentes e alunos do INETESE que garantiu o suporte tecnológico necessário para que esta iniciativa acontecesse com sucesso. Esta iniciativa constituiu um exemplo paradigmático das virtudes dos partenariados educativos para que exista realmente educação, onde todos os agentes desempenham um papel crucial para disseminar pontes entre espaços, independentemente da sua dimensão. Germinar pontes é fundamental para conhecer o outro e, em última instância, conhecer-se melhor a si mesmo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet