Por: Diario Digital Castelo Branco
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento vai realizar esta 6ª-feira, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), às 14:30 horas, a ação de sensibilização "uma comunidade ativa contra a violência”.
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento vai realizar esta 6ª-feira, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), às 14:30 horas, a ação de sensibilização "uma comunidade ativa contra a violência”.
A Associação assinala este ano 10 anos de trabalho no apoio direto a vítimas de violência e na prevenção deste fenómeno. Assim, ao longo deste percurso, tem vindo a apresentar diversas ações de sensibilização em temáticas diversas, com o objetivo de despertar a consciência social para a problemática da violência nas relações de intimidade e de promover a cidadania ativa. Desde o início deste percurso, que a Amato Lusitano também entende ser fundamental o trabalho em rede e em muito valoriza a participação dos seus parceiros.
Esta ação em particular está enquadrada numa iniciativa nacional, é realizada em parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Tem como principal objetivo aliar a arte como instrumento de combate à violência, pelo que contará com a presença do Teatro das Beiras, tendo como ponto de partida a apresentação de um espetáculo: "não interessam as rosas". Este espetáculo é um projeto premiado e foi construído a partir de depoimentos de pessoas idosas de vários lares de 3ª idade do concelho da Covilhã, sobre a violência de género.
O programa do evento incluirá também um debate participativo, sobre igualdade de género e violência de género, com especial atenção em questões relativas a vítimas particularmente vulneráveis, sendo esta uma iniciativa dirigida à comunidade e às entidades que direta/indiretamente trabalham nesta área.
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento é uma Associação privada sem fins lucrativos, que desenvolve trabalho de intervenção social em áreas como o apoio a vítimas de violência, pessoas idosas, empregabilidade, imigração e crianças e jovens em risco. Tem como princípio fundamental o respeito pela igualdade e defesa dos direitos humanos e como missão envolver a comunidade na resposta e prevenção face às problemáticas identificadas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet