Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de novembro de 2016

Fundão inaugura hoje centro de recolha do cogumelo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Fundão inaugura hoje um centro de recolha de cogumelos que visa organizar a oferta e promover a segurança alimentar deste produto que já vale quatro milhões de euros para o concelho do distrito de Castelo Branco.

O Fundão inaugura hoje um centro de recolha de cogumelos que visa organizar a oferta e promover a segurança alimentar deste produto que já vale quatro milhões de euros para o concelho do distrito de Castelo Branco.

A inauguração acontece no dia em que se inicia mais uma edição do Míscaros – Festival do Cogumelo, que decorre na aldeia de Alcaide até domingo, e visa dar resposta à necessidade de organizar um mercado onde participam já muitos intervenientes.

Os cogumelos silvestres representam um negócio de cerca de 15 milhões de euros para o distrito de Castelo Branco, dos quais quatro milhões ficam no concelho do Fundão.

“Há muita gente a recolher cogumelos, mas não é um mercado muito organizado. Por isso vamos inaugurar hoje o primeiro centro de recolha de cogumelos silvestres, para organizar melhor o mercado e criar melhores canais de distribuição para os recoletores”, disse à Lusa o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

Segundo o autarca, o centro de recolha vai permitir também gerar mais valor para o negócio: “Muitas vezes, os cogumelos são vendidos aos intermediários de Espanha e de Itália a um preço que chega a ser dez vezes inferior ao que custa nesses países”, adiantou, apontando o caso dos boletos, que são vendidos a três ou quatro euros por quilo para serem comprados a 30 ou a 40 euros em França e em Itália.

Das cerca de 150 variedades identificadas na região, entre as quais mais de cem comestíveis, os míscaros surgem como um dos tipos de cogumelos mais valiosos, a par das diversas espécies de boletos.

Além de ser um “ponto de concentração para os eventuais compradores adquirirem os cogumelos em grosso”, Paulo Fernandes realçou a importância do centro de recolha para a segurança alimentar, uma vez que os cogumelos são analisados e conservados em frio, minimizando os riscos associados ao consumo deste alimento.

A estrutura, que resulta da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal do Fundão e a junta de freguesia de Alcaide, localiza-se na cantina da escola primária e vai estar a funcionar em pleno a partir de dezembro.

O festival Míscaros, organizado pela câmara do Fundão, junta de freguesia de Alcaide e Liga dos Amigos do Alcaide, terá animação de rua e artesanato, tasquinhas com pratos de cogumelos, palestras e ‘shows’ de cozinha dedicados a este produto e passeios micológicos que convidam os visitantes a descobrir os diferentes tipos de fungos.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!