Por: Diario Digital Castelo Branco
A associação albicastrense EcoGerminar e um conjunto de cidadãos da região lançou uma petição pela escolha do local de voto.
A associação albicastrense EcoGerminar e um conjunto de cidadãos da região lançou uma petição pela escolha do local de voto.
A EcoGerminar pretende que os cidadãos e cidadãs das freguesias rurais e não só, possam ter o direito de votar na sua freguesia de origem ou pertença, independentemente da sua residência fiscal.
“Se assim fosse possível, as povoações do interior e rurais ganhariam um maior número de eleitores e uma maior representatividade, o que é fundamental para a conceção de políticas publicas promotoras da coesão social. Que por esta razão há candidatos que ficam impedidos de votarem em si próprios?” . Refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
“O pleno gozo do direito das populações aos programas e às atividades dos órgãos da Administração Local que mais aproximam os eleitos dos eleitores, inclusive no respeitante aos/às cidadãos/ãs que, ausentes das suas comunidades de origem, têm por referência afetiva as respetivas terras, que apenas aparentemente se encontram (mais ou menos) distantes. Lê-se no mesmo comunicado.
Tendo em conta a proximidade com as eleições autárquicas de 2017 os cidadãos assinar a petição em www.ecogerminar.org
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet