Festival de Teatro da Covilhã realiza-se em novembro com 13 espetáculos

O Festival de Teatro da Covilhã, que se realiza nos dias 03 a 12 de novembro, vai apresentar 13 espetáculos, 12 de teatro e um de música, anunciou hoje a organização.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-10-27 19:20
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Festival de Teatro da Covilhã, que se realiza nos dias 03 a 12 de novembro, vai apresentar 13 espetáculos, 12 de teatro e um de música, anunciou hoje a organização.

"É um festival de resistência e também de insistência face aos cortes que o teatro e a cultura têm sofrido no nosso país, situação que infelizmente ainda não se alterou", afirmou Fernando Sena, diretor do Teatro das Beiras, companhia profissional que organiza o evento, há mais de 30 anos.

Este responsável salientou, contudo, que, apesar de não poder ter o número de espetáculos ou a diversificação de locais que a organização gostaria, o festival continua a apostar na qualidade, nos grandes autores, na diversificação da oferta e na internacionalização, mediante as possibilidades.

"Não é o possível, eu iria que é quase fazer o impossível, devido às baixas verbas com que temos de trabalhar", disse, adiantando que o orçamento deste festival é de 32 mil euros.

Dos 13 espetáculos que serão apresentados, cinco destinam-se ao público escolar, uma aposta que a organização tem vindo a fazer ao longo das últimas edições e que este ano deverá levar até ao teatro 450 crianças e jovens deste concelho do distrito de Castelo Branco.

O festival arranca no dia 03, às 21:30, com a apresentação da peça "Operários da utopia", a última produção do Teatro das Beiras que questiona para que serve o teatro e a utopia, e que tem como fontes de inspiração obras de Thomas More, George Orwell e Aldous Huxley, bem como o trabalho realizado com alunos da região, numa reflexão sobre estas questões.

Após a peça, segue-se um "espetáculo surpresa", do qual a organização só revela que será de música, preferindo não divulgar o nome do artista ou da banda convidada.

Para dia 04, às 21:30, está marcada apresentação da peça "Monólogos de uma vida", do Teatro Montemuro.

A companhia espanhola Teatro Guirigai sobe ao palco no dia seguinte, à mesma hora, com a peça "Noche Oscura, ahora!".

No dia 07, às 11:00 e às 14:30, é apresentada a peça "Um urso com poucos miolos", pelo Trigo Limpo Teatro ACERT.

No dia 08, às 14:30, o Teatro Extremo apresenta a peça "Mythos", seguindo-se, no dia 09, às 11:00 e às 14:30, a peça "A ilha do tesouro", pela Urze Teatro.

Para dia 10, está marcada a apresentação da peça "Wangari, la niña árbol", da companhia espanhola Karlik Danza Teatro.

"Justiça", da companhia de Teatro de Braga, sobe ao palco no dia 11, às 14:30 e às 21:30.

O festival encerra no dia 12, às 21:30, com a companhia Jangada Teatro e a peça "A Fera Amansada", um espetáculo encenado a partir do clássico de William Shakespeare, e que também visa assinalar os 400 anos da morte deste dramaturgo.

O bilhete, para o público em geral, custa seis euros, sujeito a desconto de 50% para sócios do Teatro das Beiras, maiores de 65 anos e jovens até aos 25 anos. Nas apresentações para escolas, custa um euro, para o primeiro ciclo, e dois euros, para o secundário.

PUB

PUB

PUB

PUB