Por: Diario Digital Castelo Branco
O serviço de enfermagem de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco vai promover na próxima 5ª-feira, dia 20, as II Jornadas de Enfermagem, intituladas “Desafios para o Futuro…”.
O serviço de enfermagem de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco vai promover na próxima 5ª-feira, dia 20, as II Jornadas de Enfermagem, intituladas “Desafios para o Futuro…”.
Esta iniciativa vai debater várias intervenções de enfermagem na pessoa com dependência e nas pessoas em fim de vida no hospital de agudos.
O Presidente das jornadas, o enfermeiro Carlos Almeida, explica em comunicado que estas jornadas têm como propósito a definição de planos de enfermagem para os doentes que são cuidados no serviço de Medicina Interna a partir do contributo de vários atores com relevo no Sistema Nacional de Saúde português.
“O que queremos é que os planos de cuidados de enfermagem dos doentes do serviço de Medicina Interna do Hospital tenham aquilo que são as expetativas, sonhos e projetos de cada uma das pessoas que connosco contatam – doentes e famílias”, explica Carlos Almeida, falando sobre o evento que vai decorrer no “Auditório da Escola Superior de Tecnologia”, em Castelo Branco.
O enfermeiro Chefe destacou ainda que “não existem doentes no serviço de Medicina Interna” mas variados doentes, variadas famílias, enfermeiros, outros profissionais de saúde, “realidades muito diferentes” e se formos capazes de “tecer” uma programação que as inclua “ganhamos todos”.
Neste contexto, „Pensar os desafios para o futuro no serviço de Medicina Interna‟ é o tema que vai estar em análise e debate, nestas jornadas, escolhido após o périplo que a comissão científica fez com os vários intervenientes na organização do evento. Segundo os organizadores, existe a “dificuldade” de “fazer coisas em comum”, ou seja, desenvolver “parcerias”, trabalhar “em rede” mas essa é a “palavra-chave” da prestação de cuidados de saúde e em muitas outras áreas da sociedade, “na última década”. Com a inclusão da Escola Superior de Saúde de Castelo Branco na organização destas jornadas demonstrase, não só como é possível, mas como também é eficaz.
“Queremos trazer para o primeiro lugar das nossas preocupações esta capacidade que existe no terreno de potencializar a excelência da prestação de cuidados de enfermagem”.
Para além dos dois painéis dedicado ao tema – „Pessoa com dependência‟ – intervenções de enfermeiros do serviço e de outras instituições do SNS, entre as 11:30 e as 13:00 horas e „Pessoas em fim de vida no hospital de agudos‟, entre as 15:00 e as 16:45, o programa prevê uma conferência inaugural e outra de encerramento. Gabinete de Comunicação e Imagem, ULSCB 2016-10-10
A conferência inaugural „Desafios para o futuro na Enfermagem‟ começa às 10:30 horas, com a intervenção da Professora Lucília Nunes, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A conferência de encerramento „Depois do internamento, que continuidade de Cuidados na Comunidade?‟ conta com o Professor Manuel Lopes, Coordenador Nacional para a reforma dos Cuidados Continuados Integrados: “Duas pessoas particularmente importantes e com peso naquilo que possa ser a avaliação do que vai ser ouvido”, explicou o Presidente das Jornadas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet