Por: Diario Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai elaborar o Cadastro das Infraestruturas Existentes nos Sistemas em Baixa, de Abastecimento de Água (AA) e de Saneamento de Águas Residuais (SAR).
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai elaborar o Cadastro das Infraestruturas Existentes nos Sistemas em Baixa, de Abastecimento de Água (AA) e de Saneamento de Águas Residuais (SAR).
A iniciativa surge no âmbito da aprovação de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com um investimento elegível de 236.917,20€, apoiados a 85%.
Garantir um registo global, melhorar o Sistema de Informação Geográfica, obter um plano de gestão e manutenção dos recursos são alguns dos objetivos deste investimento na preservação do ambiente e eficiência energética.
“Esta candidatura, que se insere no esforço de dotar o Município de uma ferramenta importante para a gestão, é mais um importante apoio à decisão porque é essencial conhecer e ter informação atualizada das infraestruturas, pois só gere bem quem conhece bem, potenciando a capacidade de intervir de forma assertiva e daí se retirar ganhos de operacionalidade e redução de custos”, afirma ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, presidente da Câmara Municipal.
No final desta operação, o Município de Proença-a-Nova estará dotado de um sistema de informação que permitirá um conhecimento efetivo de todas as infraestruturas existentes no concelho, nomeadamente o traçado rigoroso das redes e a caracterização de todas as tubagens e acessórios que as constituem. O concurso público para apresentação de propostas encontra-se a decorrer, conforme publicado em Diário da República a 6 de outubro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet