Por: Diario Digital Castelo Branco
No âmbito do X Encontro das Gerações de Ródão, que decorreu no parque de campismo, no passado sábado, juntaram-se, em Vila Velha de Ródão, em salutar convívio entre gerações, cerca de 1000 idosos, 30 jovens, dos 5 aos 12 anos, e 98 voluntários.
No âmbito do X Encontro das Gerações de Ródão, que decorreu no parque de campismo, no passado sábado, juntaram-se, em Vila Velha de Ródão, em salutar convívio entre gerações, cerca de 1000 idosos, 30 jovens, dos 5 aos 12 anos, e 98 voluntários.
O programa teve início com a intervenção de Luis Pereira, presidente da autarquia de Vila Velha de Ródão, tendo começado por agradecer a todos os voluntários que participam neste evento, e que, ano após ano, estão presentes e fazem desta festa um evento de solidariedade, refere comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.
Referiu que “ o concelho de Vila Velha de Ródão é um concelho reconhecido e solidário e é a disponibilidade de todos em causas sociais que marca a diferença. A solidariedade é algo que está presente em Vila Velha de Ródão o ano todo. Exemplo disso são também as instituições de solidariedade social do concelho (O Grupo de Amigos da Foz do Cobrão; a Santa Casa da Misericórdia, e a Sociedade Filarmónica Fratelense) e os seus dirigentes que dão respostas eficazes a todas as necessidades, no âmbito social, da população e que são hoje uma referência pelo nível de qualidade dos serviços prestados. “ Luis Pereira destacou também o importante papel da Câmara Municipal no apoio às instituições, referindo como exemplo a Academia Sénior, que apesar de ser uma ação da ADRACES, a autarquia tem tido um envolvimento muito forte assegurando o bem-estar das pessoas e a sua qualidade de vida. O presidente da autarquia, fez, ainda, um balanço do que tem sido os 3 primeiros anos das políticas de apoio aos jovens mencionando que “ Atualmente todas as crianças residentes no concelho beneficiam gratuitamente da frequência na creche, todos os jovens, do 1º ao 3º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão beneficiam da oferta dos manuais escolares, foi feito um protocolo com o Conservatório de Castelo Branco, de forma a incluir a música no panorama escolar. Estas e outras medidas na parte da educação representam para a autarquia um investimento de 200 mil euros que beneficia diretamente os jovens e as suas famílias. A Câmara municipal tem vindo a implementar políticas sociais de uma forma transversal que respondem realmente às necessidades de pessoas.”
O presidente da autarquia terminou o seu discurso destacando ainda que “ O concelho de Ródão é o único concelho do país que mais investimento privado atrai. Estes investimentos significam emprego e riqueza para o nosso concelho. Atualmente, temos cerca de 9 mil euros de investimento privado por habitante, um número que não se encontra em parte alguma no país e que faz com que Vila Velha de Ródão seja um destino de investimento privilegiado.” Para além do investimento privado, Luis Pereira referiu ainda que “a autarquia tem também a capacidade de implementar os projetos que dão resposta e consolidam este crescimento. Entre este ano e para o próximo ano vamos ter o maior ciclo de sempre de investimento no concelho que passa pela requalificação das Piscinas Municipais (900 mil euros) e pela construção de 18 fogos habitacionais (2 milhões de euros), obras com capitais próprios da Câmara Municipal, reveladores da boa saúde financeira que a autarquia tem neste momento.
À semelhança do ano anterior a autarquia introduziu no programa atividades com o objetivo de aproximar várias gerações promovendo, ao longo de um dia, vários momentos de partilha e de convívio entre todos. As crianças começaram a chegar ao longo da manhã e fizeram várias atividades desportivas e de lazer, distribuíram as ofertas da autarquia aos idosos e continuaram as atividades recreativas durante a tarde. Do programa fez parte como já é habitual a Missa campal presidida pelo pároco de Vila Velha de Ródão, António Escarameia, que contou com a participação musical de José Raimundo e Filomena Silva da ESART seguida do almoço convívio.
O dia, inteiramente dedicado aos idosos e aos mais jovens, culminou com uma tarde recreativa e de animação com a atuação do Grupo de Concertinas da Carapalha e do Duo Artur e Márcia onde a música acompanhou momentos de partilha de histórias e de convívio entre todos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet