Por: Cristina Valente
A freguesia de Monforte da Beira esteve em festa durante este fim de semana, com a Feira dos Sabores, festa da Bica de Azeite. O evento organizado pela Associação Aldeia em Movimento , Junta de Freguesia de Monforte da Beira e Câmara Municipal de Castelo Branco atraiu milhares de pessoas ao longo dos dois dias.
A freguesia de Monforte da Beira esteve em festa durante este fim de semana, com a Feira dos Sabores, festa da Bica de Azeite.
O evento organizado pela Associação Aldeia em Movimento , Junta de Freguesia de Monforte da Beira e Câmara Municipal de Castelo Branco atraiu milhares de pessoas ao longo dos dois dias.
No sábado, fomos comer uma tradicional sopa Monforteira, sopa de feijão e couve, tradicional na freguesia, que naquele dia é oferecida a todos os visitantes, naquele que é um dos momentos altos desta Feira.
Teresa Freire, presidente da Junta de Freguesia explicou à nossa reportagem, que a iniciativa começou com o objetivo de promover a Bica de azeite, hoje é uma montra de toda a freguesia.
"O evento começou há 10 anos, com o objetivo de promover a aldeia, a nossa pequena economia baseada no azeite e também a Bica do Azeite, porque é um pão tradicional feito com azeite de Monforte da Beira". explica a presidente da Junta de Freguesia. A Junta de freguesia oferece no sábado a sopa Monforteira a todos os visitantes.
Já Manuela Nunes, Presidente da Associação Aldeia em Movimento explicou à nossa reportagem, que além da sopa servida no sábado, a Bica de Azeite é a mesmo a rainha da festa. Um pão de azeite, que em Monforte ganha fama graças ao "excelente azeite da região" afirma Manuela Nunes.
Durante o certame as Bicas são feitas num forno comunitário por artesãs locais.
Luís Correia autarca albicastrense reafirma a importância destes certames, quer económica quer culturalmente para as freguesias que os recebem, mas também frisa o autarca, no regresso à terra natal de muitos que vivem fora da região.
"Tivemos o prazer de receber muitos Monforteiros que estão fora da região, e que regressaram para a Feira, fazem as suas compras, convivem e revive-se assim o espirito da freguesia, da aldeia. Isso para nós é tão ou mais importante que o objetivo económico".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet