Por: Cristina Valente
A Câmara Municipal de Castelo Branco entregou os Prémios e Menções Honrosas do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do Parque Urbano da Cruz de Montalvão.
A Câmara Municipal de Castelo Branco entregou os Prémios e Menções Honrosas do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do Parque Urbano da Cruz de Montalvão.
O atelier de Verónica de Almeida, foi o vencedor do concurso de ideias promovido pela autarquia, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos, e que contou com 19 projetos a concurso.
Verónica de Almeida, arquiteta paisagista, explicou a ideia base do conceito, que deu origem à sua proposta.
"Percebemos que a dinâmica das pessoas na cidade, era centro - escola - centro, a pé ou de bicicleta. Centro - Fórum a pé e quisemos aproveitar este fluxo, para que o parque pudesse viver desta dinâmica, daí termos criado uma artéria verde que faz esta ligação" explica Verónica de Almeida.
O atelier quis também preservar alguns dos elementos do campo militar , e a vegetação das antigas quintas, as oliveiras, como preservação da história do espaço, "não podíamos preservar todos, mas preservámos um, a bancada, embora o tenhamos mudado de local".
Para Ana Abrunhosa presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) considerou este um bom exemplo na cidade de Castelo Branco, que classificou de “laboratório de estudo de projetos de regeneração urbana”.
O concurso público de conceção para a elaboração do projeto do Parque Urbano da Cruz de Montalvão já tem vencedor, agora segue-se a elaboração do projeto de execução.
As 19 propostas para o concurso do Parque do Montalvão, encontram-se expostas para visita no Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco, junto ao antigo Governo Civil.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, explica que depois do projeto de execução elaborado a autarquia vai aguardar o "melhor momento, dentro das nossas disponibilidades financeiras, e dentro do planeamento que temos para o concretizar".
Este é um processo, que Luís Correia pretende seguir também para a zona do Vale da Avenida Europa, um espaço com 14 hectares, adquirido pela câmara no ano passado e que a autarquia quer transportar num espaço verde.
"Vamos fazer um concurso de ideias, em colaboração com a Ordem dos arquitetos, para podermos ter mais concorrentes e mais qualidade" diz Luís Correia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet