Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de agosto de 2016

Castelo Branco: Concurso para o Parque Urbano da Cruz de Montalvão já tem vencedora

Por: Cristina Valente

A proposta coordenada pela arquiteta paisagista Verónica Ribeiro de Almeida foi a primeira classificada no Concurso de Conceção para a Elaboração do Projeto para o Parque Urbano da Cruz de Montalvão, no concurso lançado pela autarquia albicastrense.

A proposta coordenada pela arquiteta paisagista Verónica Ribeiro de Almeida foi a primeira classificada no Concurso de Conceção para a Elaboração do Projeto para o Parque Urbano da Cruz de Montalvão, no concurso lançado pela autarquia albicastrense.

De acordo com o relatório final do Júri “a proposta organiza de forma clara uma hierarquia de trajetos que emergem da grande artéria verde diagonal. Esta artéria verde faz prolongar um trajeto urbano enunciado que se torna protagonista de todo o sentido da intervenção. É sobre este eixo, com a inteligência de se fazer marcar sobre um percurso de pé posto existente, que surgem os elementos do parque”.

Segundo o jornal Encomenda da Ordem da Secção Regional Sul, o 2.º prémio foi obtido pela equipa coordenada pelo arquiteto José Adrião, uma proposta “que se define a partir de um conceito muito forte e claro: a relação bosque-clareira”. O trabalho do atelier Baldios, coordenado pela arquiteta paisagista Catarina Raposo, obteve o 3.º prémio, em que “a proposta de um elemento aqueduto produz uma clara ligação entre o troço norte e o sul”.

O Júri, composto pelo engenheiro João Carvalhinho, pela arquiteta paisagista Maria de Fátima Rebelo de Andrade, pelo engenheiro Luís Resende, pelo arquiteto João Teixeira Pires, indicados pela Câmara Municipal de Castelo Branco, e pelo arquiteto Rui Mendes, designado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, deliberou também atribuir duas menções honrosas aos trabalhos do atelier Sítio e Lugar, coordenado pela arquiteta paisagista Paula Simões, e da PROAP, coordenada pelo arquiteto paisagista João Nunes.

Foram apresentadas 19 propostas ao Concurso de Conceção para a Elaboração do Projeto para o Parque Urbano da Cruz de Montalvão, um procedimento promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a assessoria da Secção Regional da Ordem dos Arquitetos, desenvolvendo-se numa área com 21 hectares dentro dos limites da cidade. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!