Por: Diario Digital Castelo Branco
A Feira da Tigelada e do Mel, que se realiza em Proença-a-Nova este fim de semana, destaca uma das principais especialidades gastronómicas do concelho e um dos ingredientes que lhe dá o sabor característico.
A Feira da Tigelada e do Mel, que se realiza em Proença-a-Nova este fim de semana, destaca uma das principais especialidades gastronómicas do concelho e um dos ingredientes que lhe dá o sabor característico.
Neste certame, 20 associações vão disponibilizar ao público as tigeladas no tradicional caçoulo de barro, havendo a expetativa de ultrapassar as 1500 unidades vendidas em 2015, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco. Para além da vertente do mel, este ano a novidade é o aumento do número de dias de feira, ocupando o fim de semana completo (dia 23 de julho das 18h00 às 02h00 e dia 24 de julho das 12h00 às 18h00).
Paralelamente à venda da tigelada haverá igualmente um bazar de artesanato e venda de mel diretamente do produtor bem como animação musical. Este ano realiza-se ainda a primeira edição da iniciativa “Orienta a Tigelada”, uma prova de orientação aberta à participação de equipas com 2 a 4 elementos em que o objetivo é, utilizando um mapa da vila, encontrar os ingredientes que se utilizam na confeção da tigelada. As inscrições - gratuitas - podem ser feitas até 21 de julho pelos mails desporto@cm-proencanova.pt ou postodeturismo@cm-proencanova.pt (prova marcada para as 18h10 no dia 23 de julho). No final, os participantes podem participar na sessão de cozinha ao vivo em que se irá confecionar a tigelada. Também para domingo está marcada uma sessão de cozinha ao vivo em que o destaque será dado ao mel. “Os Resineiros” – Grupo de Concertinas, “Vários Palmos de Estupidez” – Animação de Rua, “João e João” – Tributo Popular e “Pilha Galinhas” – Grupo Popular são os responsáveis pela animação da feira.
Presume-se que a tigelada tenha nascido na zona sul do concelho, com clima e vegetação mais propícias à instalação de colmeias, mas rapidamente se tornou presença obrigatória em momentos festivos como os casamentos, batizados ou as festas populares nas aldeias. Na confeção da tigelada, o mel e o leite de cabra são ingredientes indispensáveis para se conseguir o seu sabor característico, sendo a cozedura feita em caçoulos de barro. Outro segredo está na temperatura do forno a lenha, que se quer bem aquecido.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet