Por: Patrícia Calado
Já foi apresentada a 16.ª edição da Feira do Pinhal, que vai decorrer entre 10 a 14 de agosto. De acordo com Paulo Urbano, vereador, da Câmara Municipal de Oleiros, este ano “haverá mais expositores ligados ao setor florestal”.
Já foi apresentada a 16.ª edição da Feira do Pinhal, que vai decorrer entre 10 a 14 de agosto. De acordo com Paulo Urbano, vereador, da Câmara Municipal de Oleiros, este ano “haverá mais expositores ligados ao setor florestal”.
“A 16.ª edição, durante cinco dias, volta a dar primazia à fileira florestal, que será a marca dominante deste evento”, disse o vereador, na passada sexta-feira.
Sendo este um evento já bem consolidado, este ano a autarquia recebeu 127 candidaturas para expositores, no entanto, a Feira do Pinhal vai contar com 103 expositores, 14 deles são novidade.
Todos os pontos hoteleiros do concelho vão estar reunidos num stand “único e apelativo” de forma a promover a atividade hoteleira oleirense.
Uma das novidades anunciadas por Paulo Urbano está relacionada com a inauguração.
“A inauguração será no dia 10 de agosto, quarta-feira, com a atuação do grupo de Bombos de Saint Doulchard, França”, anunciou. A escolha deste grupo para a inauguração desta edição está relacionada com a geminação feita entre Oleiros e esta localidade francesa. Uma geminação que já está a dar frutos, visto que, alguns “produtores oleirenses foram convidados para promoverem os seus produtos em França”. Quanto aos franceses de Saint Doulchard, vão ter igualmente um stand dinâmico nesta edição.
Outra das novidades é o colóquio, no dia 11, quinta-feira, intitulado “Caprinocultura – A importância cultural, económica e turística”, na Casa da Cultura de Oleiros. Segundo explicou o vereador, a autarquia pretende investir nesta área, dado que, “com elevado consumo de cabrito, não há produção suficiente”. Assim, o município vai avançar com cinco projetos nesta área, em que, particulares vão poder assim entrar nestes projetos que visam aumentar a produção de cabritos.
Com o tão famoso Pinhas a animar o recinto, este ano, a Feira do Pinhal vai contar com nomes bem conhecidos no mundo musical. Agir no dia 10, Carolina Deslandes e Sons do Minho no dia 11, e os DJ’s Kamala e André Henriques no dia 12.
Quanto ao espetáculo pirotécnico que costuma trazer milhares a Oleiros, na sexta-feira, dia 12, a Luso Pirotecnia vai apresentar “Bells”. Segundo anunciou João Paulo, da pirotecnia oleirense, este espetáculo nunca foi apresentado, sendo neste dia a antestreia do mesmo.
Assim, “Bells” vai contar com peças únicas, como o maior corrilhão itinerante do mundo, um gumelão e um vibrafone. A estas peças vão “juntar um quarteto de cordas, bateria e dois músicos: Maestro Paulo Neto e Nuno Caldeira”.
Paulo Urbano prometeu ainda este “será um evento de excelência”.
Cuca Roseta e Karetus vão animar o Dia do Concelho, dia 15, terminando assim as celebrações deste ano.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet