Por: Diario Digital Castelo Branco
TTransGeopark é um passeio turístico, organizado pela Casa do Forno, com o apoio do Geopark Naturtejo, que pretende dar a conhecer as melhores paisagens do Geopark, off road.
TTransGeopark é um passeio turístico, organizado pela Casa do Forno, com o apoio do Geopark Naturtejo, que pretende dar a conhecer as melhores paisagens do Geopark, off road.
Com uma grande preocupação ambiental, inclui um reduzido número de veículos participantes, promove a circulação a baixas rotações para potenciar a experiência e reduzir o impacte ambiental, contém visitas a produtores locais para prova e aquisição de produtos e interpreta da Geodiversidade e paisagem do Geopark.
Trata-se de uma actividade anual, este ano na sua 8ª edição, um reconhecido exemplo de integração da vertente lúdica do todo-o-terreno com as componentes educativas, de interpretação e de sensibilização ambiental do Geopark Naturtejo, reflectindo a diversificação da oferta turística que o Geopark tem trazido a este território classificado pela UNESCO.
O ponto de partida foi S. Vicente da Beira, porta de entrada para a imponente serra da Gardunha, um dos “degraus de gigante”, que deu mote à edição deste ano. A MEIMOACOOP recebeu o TTrans Geopark para uma prova de mel, queijo e compotas e a praia fluvial da Benquerença foi o cenário idílico para o picnic que teve o apoio da Junta da Freguesia.
A pequena caravana cruzou a Serra de Opa, passando depois pela Senhora da Póvoa, Aldeia do Bispo e Medelim, com chegada ao GeoRefúgio Casa do Forno, em Salvaterra do Extremo, em ambiente familiar para um animado jantar convívio, com gastronomia regional caseira.
No troço de Salvaterra a Segura as majestosas cores de Primavera do rosmaninho não deixaram ninguém indiferente, conduzindo a uma visita à Aromas do Valado, onde conheceram as principais plantas aromáticas e medicinais do Geopark, o processo de destilação dos óleos essências e conheceram os seus produtos, Geoprodutos do Geopark Naturtejo. O percurso seguiu pela lezíria de Idanha, passando pela região da Zebreira e chegando a Idanha-a-Nova com uma subida da escarpa do Ponsul pela emblemática calçada para um almoço no restaurante Helana, onde os participantes provaram os sabores raianos com um requintado toque moderno.
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, grande parte dos participantes desta actividade, oriundos de vários pontos do país, já estão fidelizados e já estiveram noutras edições, com outros itinerários e diferentes experiências. A caravana percorreu demoradamente a região, com diversas paragens para fotografias, contemplação e explicações. Mais uma vez o TTrans Geopark contou com o apoio da prestigiada revista especializada AutoHoje.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet