Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de junho de 2016

Proença-a-Nova em risco 'Elevado' de incêndio

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cinco concelhos dos distritos de Faro e Beja apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cinco concelhos dos distritos de Faro e Beja apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco 'Muito Elevado' de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro) e Barrancos (Beja).

O instituto indica também, na sua página na internet, que em risco ‘Elevado’ de incêndio estão os concelhos de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Albufeira, Silves, Portimão e Vila do Bispo (Faro), Mação (Santarém) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral, que diminuirão de intensidade e de frequência a partir do final da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado, predominando de noroeste e soprando por vezes forte nas terras altas, e pequena descida da temperatura mínima.

No sul prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no Alto Alentejo, vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.

Na Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul da ilha, aguaceiros em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas, vento moderado de norte e pequena descida de temperatura.

Nos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, aguaceiros fracos e dispersos no grupo ocidental (Flores e Corvo) e vento sul fraco a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 21 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em Viana do Castelo entre 13 e 20, em Bragança entre 08 e 18, em Viseu entre 09 e 17, na Guarda entre 07 e 13, em Coimbra entre 12 e 20, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Santarém entre 13 e 22, em Évora entre 11 e 23, em Beja entre 12 e 23, em Faro entre 16 e 24, no Funchal entre 18 e 23, em Ponta Delgada entre 15 e 21, na Horta entre 14 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!