Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
As regiões do interior centro e sul do país e o município da Calheta, na Madeira, apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As regiões do interior centro e sul do país e o município da Calheta, na Madeira, apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ do IPMA, estão em risco extremo, o mais elevado da escala, os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
As restantes regiões de Portugal continental, à exceção de Viana do Castelo e Braga, apresentam risco muito alto de exposição à radiação UV.
Também as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores se encontram sob risco muito alto de exposição à radiação UV.
Para as regiões com níveis de risco extremo, o IPMA recomenda evitar o mais possível a exposição solar, enquanto para as regiões com níveis de risco muito Alto, o instituto apela o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é "Baixo", 03 a 05 ("Moderado"), 06 a 07 ("Alto"), 08 a 10 ("Muito Alto") e superior a 11 ("Extremo").
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral até meio da manhã e para o final do dia, podendo persistir em alguns locais.
Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho no final do dia e uma pequena subida de temperatura.
O vento soprará fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas da região Centro, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.
Para a região sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até ao início da manhã, e uma pequena subida da temperatura.
O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet