Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de junho de 2016

Vila Velha de Rodão já tem serviço de videoconferência para diligências judiciais

Por: Diario Digital Castelo Branco

No passado sábado, procedeu-se, em Vila Velha de Ródão, à assinatura do protocolo, entre o Município e o Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, da instalação de um sistema de videoconferência.

No passado sábado, procedeu-se, em Vila Velha de Ródão, à assinatura do protocolo, entre o Município e o Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, da instalação de um sistema de videoconferência.

A partir do edifício da Adraces, os munícipes de Rodão podem utilizar este novo serviço em determinadas diligências pelos diversos tribunais de todo oo país.

No âmbito da recente organização do mapa judiciário, Vila Velha de Ródão passa a integrar o núcleo judicial de Castelo Branco, sendo que era importante atenuar os inconvenientes das deslocações inerentes a esta reorganização.

Assente no princípio de justiça mais próxima, a instalação deste sistema de videoconferência vai permitir que os cidadãos do concelho não tenham de se deslocar aos tribunais para diligências judiciais, como por exemplo, serem ouvidos como testemunhas em processos.

A aquisição deste sistema de videoconferência representou, para a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, um investimento de 7 mil e quinhentos euros,

beneficiando directamente os municipes que dele usufruam, uma vez que não terão que despender de um valor para ir a uma instância já que o podem fazer no seu concelho.

Para Luis Pereira, presidente da autarquia de Ródão, “Faz todo o sentido aproveitar as ferramentas das novas tecnologias colocando-as à disposição das pessoas, aproximando os utentes da justiça para que ninguém se sinta demasiado longe apesar da distância geográfica. Luís Pereira referiu ainda que “este novo sistema vai funcionar também como uma janela de oportunidades para outros serviços que a autarquia presta à sua população.”

Neste dia estiveram presentes diversos magistrados das comarcas de Castelo Branco e de Portalegre, entre outras individualidades, tendo o Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, José Avelino Gonçalves, tomada a palavra na ocasião, referindo que “ A comarca de Castelo Branco é considerada uma instituição de topo a nível nacional, pela sua organização e gestão, estando implementar pelos vários concelhos abrangidos este sistema de videoconferência, onde a participação das autarquias tem um papel preponderante para a sua concretização.” Para José Avelino Gonçalves, este novo procedimento tem uma grande vantagem, já que “neste território não há transportes públicos compatíveis com os serviços judiciais”.

Durante a assinatura do protocolo entre as duas entidades, estabeleceu-se uma ligação de teste com a Comarca de Castelo Branco que permitiu mostrar a viabilidade do sistema de videoconferência cuja utilização pode ser sugerida pelos juízes ou solicitada pelos utentes, caso não seja obrigatória a presença no tribunal.

Vila Velha de Ródão possui agora este sistema de videoconferência que está em funcionamento na ADRACES, com a função de servir os habitantes e os aproximar da justiça minorando os custos que, por vezes, injustamente têm de suportar pela sua interioridade.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!