Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A distrital de Castelo Branco do PSD acusou hoje o PS de "hipocrisia política", uma vez que para os socialistas a “abolição das portagens nas antigas vias sem custo para o utilizador (scut) sempre esteve afastada”.
A distrital de Castelo Branco do PSD acusou hoje o PS de "hipocrisia política", uma vez que para os socialistas a “abolição das portagens nas antigas vias sem custo para o utilizador (scut) sempre esteve afastada”.
"Após ter aumentado as portagens logo no início do ano, mesmo depois de ter andado a prometer reduzi-las durante toda a campanha eleitoral, o PS e os seus apoiantes parlamentares voltaram a evidenciar a mais elementar hipocrisia política e um total desrespeito pelos cidadãos, pois, para o PS, sempre esteve afastada a hipótese de abolição das portagens", refere o comunicado enviado à Lusa pela Comissão Política Distrital de Castelo Branco do PSD.
Os sociais-democratas sublinham que se não existe consenso sobre a questão das portagens entre os três partidos (PS, PCP e BE), "fazer este tipo de pantominas da apresentação de projetos que já combinaram entre eles que serão chumbados pelos próprios partidos que apoiam o governo só pode significar um total desrespeito pelos cidadãos".
"Para PS, PCP e BE, a democracia e as legítimas expectativas dos cidadãos são algo com que podem brincar impunemente", afirmam.
O PSD sustenta que se existe entendimento entre as três forças políticas sobre um vasto conjunto de questões, este tipo de iniciativas que apelidam de faz de conta deve "merecer a mais clamorosa censura de todos os que querem a política como uma atividade séria e ao serviço dos cidadãos".
Adiantam ainda que o mesmo se deve dizer da "atitude combinada" pelos deputados socialistas das várias regiões.
Os sociais-democratas acusam os deputados do PS de terem acertado com a direção do grupo parlamentar que cada um deles iria votar a favor da abolição das portagens, mas só no seu distrito.
"Os deputados [PS] da Guarda, depois de terem combinado que as medidas eram chumbadas por todos os outros deputados do seu grupo parlamentar, fizeram a pantomina de votar a favor da abolição das portagens, mas só no seu distrito, pois em todos os outros já foram a favor da sua manutenção, a mesma pantomina tendo feito todos os restantes deputados do PS, incluindo os de Castelo Branco", sublinham.
E concluem que destas atitudes apenas pode resultar a conclusão de que para todos os partidos da coligação parlamentar que sustenta o Governo "não há nem importam os princípios, apenas o taticismo político e o fazer de conta".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet