Por: Diario Digital Castelo Branco
Dia Nacional de Luta contra a Obesidade assinalado também com uma prova de bolos, sobremesas e guloseimas sem açúcares adicionados, entre outras atividades.
Um rastreio da obesidade, uma prova de doces sem açúcares adicionados e a divulgação de receitas saudáveis, bem como de conselhos úteis sobre Nutrição, são as ações previstas pela Farmácia da Mutualista Covilhanense para o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que se assinala a 23 de maio.
Estas ações, totalmente gratuitas, abertas à população em geral, contam com a colaboração de uma nutricionista, Patrícia Gabriel, profissional que dá consultas de Nutrição na Instituição, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco. O programa que visa assinalar a data começa com o rastreio da obesidade, a partir das 10 horas, que se estenderá ao longo de todo o dia, através do qual os interessados poderão saber, para além do peso, a percentagem de massa gorda, a gordura visceral, a percentagem de água corporal, a massa muscular, o perímetro abdominal e o seu peso saudável. Podem participar neste rastreio crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Pelas 15:30 horas terá lugar a prova de bolos, sobremesas e guloseimas sem açúcares adicionados, acompanhada pela distribuição e oferta de várias receitas saudáveis para experimentar em casa. Bolo de agrião, gomas de gelatina ou bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de cacau são alguns exemplos de doces que estarão em destaque nesta prova.
No mesmo dia, pelas 14 horas, decorrerá ainda uma palestra subrodinada ao tema “A Alimentação no Idoso”, também por Patrícia Gabriel, direcionada exclusivamente para os utentes do Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Apoio Domiciliário da Associação.
«Portugal é um dos países da União Europeia com maior taxa de obesidade, uma realidade que é preciso combater com ações que sensibilizem as pessoas para a importância de adotar hábitos saudáveis», afirma o presidente da Direção da Mutualista, Nelson Silva. «A Mutualista Covilhanense, como instituição social com forte vocação na área da Saúde, pode e deve contribuir nesta missão de alertar a população para os perigos que determinados comportamentos e hábitos acarretam para a Saúde», acrescenta.
Para participarem no rastreio da obesidade, os interessados devem realizar marcação através do nº 275 327 353 e/ou 965 383 595.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet