Castelo Branco: Obras da coleção de arte Norlinda e José Lima expostas

Setenta e sete obras da coleção privada de arte contemporânea Norlinda e José Lima vão estar em exposição, a partir de segunda-feira, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).

  • Cultura
  • Publicado: 2016-04-22 12:16
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Setenta e sete obras da coleção privada de arte contemporânea Norlinda e José Lima vão estar em exposição, a partir de segunda-feira, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).

A exposição "There is no why, there is no I" é inaugurada no dia 25 e vai estar patente ao público até 30 de outubro.

"Desta vez abordamos a coleção Norlinda e José Lima sob o tema do corpo e da fisicalidade. Interessa-nos não apenas refletir sobre o corpo, o aspeto físico do corpo, mas também sobre as ações que são realizadas sobre o corpo", disse hoje à agência Lusa a curadora da exposição, Raquel Guerra.

A mostra, que vai estar organizada por núcleos, sempre dentro do tema corpo, vai apresentar 77 obras de 57 artistas, entre pintura, escultura, fotografia, desenho e vídeo.

"Há muita diversidade de estética e práticas artísticas. Todas as obras expostas têm a sua importância na exposição", explicou.

A coleção privada de arte contemporânea Norlinda e José Lima é uma das maiores do país, com cerca de 1.100 obras inventariadas que se encontram no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, fruto de um protocolo entre os colecionadores e a câmara local.

Segundo Raquel Guerra, a coleção tem características que a tornam "quase única" no contexto do colecionismo privado português, não só pela sua dimensão, como também pelo marco temporal alargado que se estende desde o período do final da II Guerra Mundial até hoje.

" A maioria das coleções [privadas] foram iniciadas a partir da década de 90. José Lima recuou e temos obras referentes às décadas de 50 e de 60, o que a torna muito especial", explicou a curadora.

Além disso, adiantou ainda que a maioria dos colecionadores nacionais centra as suas coleções em autores portugueses, sendo que esta tem obras de artistas oriundos dos cinco continentes.

"A coleção tem muita diversidade de práticas artísticas e de artistas. É muito completa e eclética", concluiu.

PUB

PUB

PUB

PUB