Fundão vai preservar as Flores de Romaria/Flores de Santa Luzia

O Município do Fundão vai proceder ao registo do nome “Flores de Romaria. Flores de Santa Luzia” para salvaguardar toda a genuinidade desta forma artesanal tão associada às romarias da Beira.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-03-09 10:02
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Município do Fundão vai proceder ao registo do nome “Flores de Romaria. Flores de Santa Luzia” para salvaguardar toda a genuinidade desta forma artesanal tão associada às romarias da Beira.

Estas flores de papel começaram a ser feitas pelos Misarelas, uma família da Soalheira, aldeia do sopé da serra da Gardunha, que durante décadas percorreu os principais arraiais da região, dando uma nota de cor a muitos romeiros.

A iniciativa faz parte de um projeto mais vasto que visa, também, a promoção destas formas artesanais essencialmente decorativas junto de outros mercados, mas mantendo sempre a qualidade das suas matérias.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão com o pelouro da Cultura, a “revitalização patrimonial desta interessante forma de arte popular que ainda se encontra ativa no Concelho fortifica a nossa identidade regional. As Flores de Romaria feitas no Fundão são um ramo de união com outros concelhos já que unem uma rota das romarias tradicionais da Beira. Queremos preservar estes saberes para as gerações vindouras. O referencial de Santa Luzia entendemo-lo como uma homenagem aos nossos grupos folclóricos. São eles quem têm exibido estas maravilhosas flores por todo o lado, as flores de romaria são recordações da presença dos nossos santuários”.

O Município do Fundão irá patrocinar cursos de formação de flores de romaria incutindo uma dimensão pedagógica destes objetos tradicionais junto dos públicos escolares e promovendo uma responsabilidade intergeracional quanto ao futuro da sua preservação. “Desejamos que o concelho do Fundão seja um referencial no estudo e consolidação do património imaterial da Beira. As Flores de Romaria apontam para um singular futuro na afirmação das nossas raízes culturais”, conclui a Vereadora da Câmara Municipal do Fundão.

PUB

PUB

PUB

PUB