Por: Diario Digital Castelo Branco
Um total de 39 associações estiveram presentes no I Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova que teve como principal objetivo reunir as coletividades que dinamizam atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo, tendo sido abordados temas como Contabilidade e Fiscalidade, Apoios Comunitários, Grupos Informais de Jovens e relacionamento entre o Município e as Associações,refere o comunicado enviado ao Diário Digital.
Um total de 39 associações estiveram presentes no I Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova que teve como principal objetivo reunir as coletividades que dinamizam atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo, tendo sido abordados temas como Contabilidade e Fiscalidade, Apoios Comunitários, Grupos Informais de Jovens e relacionamento entre o Município e as Associações,refere o comunicado enviado ao Diário Digital. Perante 85 dirigentes associativos, João Paulo Catarino destacou a juventude presente na sala, sinal “da força e vitalidade do movimento associativo no concelho de Proença-a-Nova”, revelando que a ideia deste encontro já tem dez anos, pela importância que as coletividades têm nas localidades onde estão sediadas - trabalho que é reconhecido pelo Município.
“É com orgulho que vemos e participamos um pouco por todo o concelho na reabilitação de velhos espaços e na criação de novos para sedes de associações. As iniciativas que promovemos não pretendem mais do que elevar a autoestima de cada morador pela sua localidade e possibilitar que, em conjunto com o Município, possam recuperar o seu património material e imaterial e criarem laços de solidariedade entre todos, para termos um espírito comunitário mais forte”, afirmou. O presidente da Câmara Municipal salientou ainda o papel das associações nos eventos promovidos pelo Município que envolvem a mostra dos produtos típicos da região. “A diferença naquilo que temos feito são vocês que a fazem”, acrescentou João Paulo Catarino, terminando a sua intervenção com um agradecimento ao empenho e à dedicação das associações desde a primeira hora.
No Encontro, que teve lugar este sábado, 27 de fevereiro, no Centro Ciência Viva da Floresta, o vereador João Manso apresentou a iniciativa “Associação Ativa – Associação Viva” que pretende distinguir a ou as associações que participem em mais iniciativas durante o ano, com um prémio monetário, e falou sobre o Regulamento Municipal de Apoio de Atribuição de Apoios e Subsídios, convidando as associações a terem um papel ativo na revisão em curso, enviando propostas de alteração ao regulamento até junho. A encerrar o encontro, o vice-presidente da autarquia confirmou que será criado um espaço que funcionará como um local centralizado para a divulgação de iniciativas promovidas pelas associações e ainda de informação útil para o dia-a-dia de uma coletividade. João Lobo destacou o sucesso desta iniciativa, reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dez anos: “se recuássemos nesse período não tínhamos as associações com a proatividade que temos hoje e mesmo algumas delas ainda não tinham nascido. O nosso movimento associativo enriquece-nos enquanto concelho e é fundamental pois são as associações o primeiro veículo de ligação entre os que aqui residem e a diáspora”.
Intervieram ainda João Alexandre, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Nogueira, coordenador da Pinhal Maior e Deolinda Silva, do Instituto Português do Desporto e Juventude - Direção Regional do Centro, para além das intervenções da responsabilidade do Município. Também 13 dirigentes associativos partilharam com os presentes informações sobre as suas coletividades, deixando transparecer a dedicação que colocam no trabalho que desenvolvem e a motivação de continuar a fazer mais e melhor. Sinal do sucesso da iniciativa, algumas associações sugeriram que o Encontro passe a ter uma periodicidade anual e seja rotativamente organizado na sede das associações.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet